mercado-de-aluguel-conquista-retomada-no-ultimo-trimestre

Dezenas de empresários e profissionais do setor imobiliário estiveram presentes na noite da última quarta-feira (05), no evento que marcou o lançamento do “Cenário do Mercado Imobiliário de Niterói 2016”. Pelo segundo ano, o estudo publicado pelo Secovi-RJ revela os principais índices e tendências do setor, na cidade, no último semestre, constituindo uma importante ferramenta para profissionais e investidores. A retomada do setor de aluguéis no último trimestre esteve entre os principais assuntos na apresentação do estudo, com destaque para Santa Rosa, Icaraí e Charitas.

O aluguel de imóveis na cidade foi um dos assuntos mais delicados da noite. Isso porque, além do mercado de locação sofrer um forte impacto da instabilidade econômica, em Niterói esse impacto também se acentuou por causa da paralisação das atividades do Comperj e da Indústria naval, uma vez que diversos profissionais que atuavam nos complexos utilizavam a cidade como residência, como explicou o segundo palestrante, Luiz Cláudio Moreira, diretor da Self Imóveis Administradora. Mas, segundo ele, no último trimestre os contratos de locação voltaram a ter um bom volume de negócios na cidade. “Todos esses profissionais que moravam aqui, mas que eram de outros estados, acabaram voltando para suas cidades e entregando seus imóveis, na maioria de alto padrão com valor de locação alto. Tivemos muita dificuldade em convencer os proprietários que os preços de 2013 e 2014 não eram mais viáveis de serem praticados nesse novo contexto. Mas a partir de abril essa consciência acabou se estabelecendo. Hoje esses valores estão se readaptando e os negócios começam novamente a serem realizados em quantidade, com um aumento de cerca de 20% nos contratos em relação ao primeiro semestre do ano. Santa Rosa, Icaraí e Charitas estão entre as localidades mais procuradas desse novo momento. A gente também espera que agora, com esse rearranjo político e econômico, as coisas voltem a fluir. Podemos afirmar que o mercado de locações está novamente se encontrando”, explica Luiz Cláudio.

Dando início ao evento, à frente da mesa de palestras que apresentou o estudo estava Leonardo Schneider, vice-presidente da Secovi-RJ. Leonardo comentou os gráficos que mostravam valorização para venda, aluguel, rentabilidade, entre outros. O material, segundo ele, tem um impacto importante no setor imobiliário de Niterói, pois possibilita que empresários e interessados em investir tenham informações que demonstram que direções o setor está tomando. “Acho que no momento em que a gente vive, de instabilidade, poder contar com informações consistentes dá mais segurança para uma tomada de decisão assertiva. É um panorama da performance do mercado na cidade nas suas diversas atividades, como locação, lançamentos, entre outros, e através dele é possível ter uma visão completa de todo esse cenário”, explica o vice-presidente da Secovi-RJ.

Segundo Schneider, o estudo parte do princípio que um maior conhecimento do mercado ajuda principalmente quem atua assessorando em uma venda ou locação, ou mesmo um proprietário ter informações que possibilitam melhores negócios. “Uma série de informações são demonstradas como demandas por regiões, bairros mais valorizados, regiões com maiores perspectivas de lançamentos, entre outros. Inclusive, destaco a região de Charitas e São Francisco, que apesar dos últimos tempos contam com uma boa valorização, assim como a Região Oceânica. São índices que antes se restringiam apenas a Icaraí, no entanto nosso estudo demonstra que hoje existe um panorama mais heterogêneo e muito mais interessante para o mercado, que amplia suas opções”, ressalta Leonardo.

Sobre vendas, Niterói passa por um momento diferenciado, como afirmou em sua fala Luiz Carlos Moreira, diretor comercial da Self Imóveis. Segundo ele, a qualidade de vida da cidade ainda garante que, mesmo em períodos de instabilidade, o mercado imobiliário consiga manter um bom desempenho no setor. “A cidade ainda tem um preço muito mais baixo em relação ao Rio de Janeiro. As obras realizadas na Região Oceânica, que vão resolver a questão de mobilidade local, certamente também tendem a valorizar aquela área, que, somadas à diminuição das ofertas de estoque, apontam para uma elevação nos preços, na cidade, em um curto prazo. Isso porque, depois de um período de grande retração da demanda, hoje a gente já consegue observar uma retomada nos negócios. Como morador posso dizer, a verdade é que Niterói é um lugar maravilhoso para se morar e é isso que faz a diferença”, garante Luiz Carlos.

Estudos

O presidente da Ademi-Niterói, Bruno Serpa Pinto, também esteve presente no evento, se disse otimista quanto à retomada do mercado e prometeu ainda mais novidades quanto a informações e dados do setor em Niterói. “Acho a iniciativa do Secovi muito boa, quanto mais informação, mais assertiva as ações. As perspectivas são boas. Particularmente, tive acesso a um estudo do Bradesco que mostra queda da taxa de juros, sustentação de preço nos patamares que estão, ou seja, não cairão mais. E uma retomada da empregabilidade e confiança do consumidor, o que certamente vai fazer com que o mercado retome o crescimento. Estou muito animado em olhar para frente. Além disso, através do nosso setor de inteligência de mercado, a gente já possui uma série de dados referente ao mercado imobiliário de Niterói, vamos divulgar nas próximas semanas. Um estudo sobre toda cidade, setorizado por bairros, e regiões, mostrando não só as variações de preço, e seus parâmetros de oferta, mas também quem são os consumidores dessas localidades. Um material bastante detalhado que também será divulgado em breve”, anunciou o presidente da Ademi-Niterói.

Fonte: O Fluminense – 10/10/2016