A procura de turistas por imóveis para alugar por temporada no Rio durante a Copa do Mundo já supera em 45% a busca em períodos disputados na cidade, como o réveillon e o Maior Espetáculo da Terra, o carnaval.

Os dados são de um levantamento feito pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio (Creci-RJ), com base na média de consultas a imobiliárias da cidade, ao qual o EXTRA teve acesso. Para Darlan Carlos de Souza, conselheiro efetivo da entidade, a demanda se explica pelo fato de que o Mundial se trata de um evento raro:

– Carnaval tem todo ano, e não tem Copa no país há mais de 60 anos. Sabe-se lá quando vai ter um Mundial de novo no Brasil. Por isso, a procura é maior. Vem gente de todo o mundo, o turismo estrangeiro aumenta consideravelmente.

Assim como no restante do ano, Ipanema e Leblon lideram a lista dos imóveis mais caros para quem quer alugar, mas a região da Grande Tijuca – principalmente nos bairros de Tijuca, Maracanã e Vila Isabel -também se destaca.

-Por causa da proximidade com o Maracanã, o deslocamento fica mais rápido e fácil para o estádio. Os preços subiram porque o evento está concentrado ali – afirma Darlan.

Entretanto, a dica do conselheiro a quem pretende alugar é não abusar dos valores:

– Não quer dizer que vão conseguir alugar por esses preços. Se chegar perto (da Copa) e não conseguirem, a tendência é baixá-los.

A advogada Sônia de Carvalho, que aluga imóveis em Copacabana, concorda:

– Prefiro ganhar sempre, do que muito num período curto.

Segundo a pesquisa, quem mais procura imóveis no Rio são brasileiros do Nordeste e do Sul e estrangeiros de Estados Unidos (que se apaixonaram pelo futebol, após a Copa de 1994) e Argentina (fanáticos pelo esporte).

Fonte: Jornal Extra – 30/03/2014