A Comlurb realizou ontem uma megaoperação de poda das árvores da Praça Tiradentes e de seu entorno. A iniciativa, que faz parte do projeto de revitalização do Centro, teve como objetivo ressaltar as fachadas de prédios tombados e desobstruir a iluminação pública, placas e sinais de trânsito, a fim de valorizar a arquitetura e facilitar o cotidiano de quem trafega pela região.

ntre árvores centenárias e outras mais jovens que compõem o verde do lugar, os oitis são a maioria. Duas precisaram ser retiradas por correrem risco de cair. Em outras 76 foram feitas podas. Segundo a engenheira florestal e funcionária da Comlurb Joelma do Nascimento de Oliveira, o corte foi feito nos galhos que se expandiram em direção a prédios.

– Como a Praça Tiradentes é uma área complicada devido ao seu fluxo, só conseguimos trabalhar aos domingos. Hoje (ontem) tivemos apenas um problema de logística por causa de alguns carros estacionados, mas nada que não tivesse sido contornado – informou a engenheira florestal.

Participaram da operação, que aconteceu das 7h às 18h, cinco engenheiros florestais, 58 garis e 14 caminhões. A ação teve também o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. O ordenamento do trânsito foi feito por agentes da CET-Rio.

Durante o trabalho, cinco vias do Centro ficaram total ou parcialmente interditadas.

 

Fonte: O Globo – 29/06/2015