O sistema de consórcio tem sido uma das maneiras mais usadas pelos brasileiros na hora de comprar bens de maior valor como a casa própria. Segundo balanço da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), quase 94 mil pessoas investiram em cotas para imóveis este ano.O total de consorciados interessados neste bem chegou a 688 mil no primeiro semestre de 2013, enquanto 35.800 cotistas foram contemplados com a carta de crédito para compra da tão sonhada casa própria de janeiro a junho. 

No caso dos imóveis, apenas no primeiro trimestre deste ano, as contemplações corresponderam a 14,97% de média nacional dos negócios com parcelamentos, considerando também as unidades financiadas pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE)”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.

Vale lembrar que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também pode ser usado na transação. O balanço revela ainda que a usar total ou parcialmente as contas vinculadas somou R$ 53,7 milhões, beneficiando 2.255 empregados de empresas privadas nos seis primeiros meses do ano.

Entre as vantagens de quem opta pelo consórcio estão poupança com objetivo definido, isenção de juros e a compra à vista, o que permite uma negociação melhor. No sistema, a contemplação acontece por sorteio ou lance, para ter o bem mais rápido. A modalidade corrige anualmente o valor da carta de crédito e das prestações.

Quem quiser fazer uma cota de consórcio paga taxa de administração, seguro e fundo de reserva. Hoje em dia, todos os bancos oferecem o consórcio.

Fonte: Jornal O Dia – 08/08/2013