Uma das questões mais urgentes da atualidade, o uso racional da água em edificações, será tema de destaque nas exposições e debates do 10º seminário “Tecnologia de Sistemas Prediais: Qualidade e Inovação”, que reunirá técnicos e especialistas da construção civil, em São Paulo.

O evento será realizado pelo SindusCon-SP, por meio do seu CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) e do seu Comasp (Comitê de Meio Ambiente), com a parceria do Secovi-SP, em 28 de maio, das 14h às 18h, no Centro Brasileiro Britânico (rua Ferreira de Araújo, 741).

No seminário, um painel de especialistas debaterá a tecnologia de sistemas para uso racional da água, revelando o estágio atual da necessidade de projetos com essa finalidade e o futuro das exigências para edificações residenciais e comerciais.

A seguir, farão palestras relativas ao tema: Roberto Shiu, da Toto do Brasil, sobre a tecnologia de louças e metais sanitários; e Eduardo Lacerda, da Techem do Brasil, sobre a tecnologia de medição individualizada do consumo de água.

Na sequência, Orestes Marracini Gonçalves, professor da Poli-USP e coordenador do Comitê Temático de Água do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), dará palestra sobre a tecnologia de projetos e sistemas racionais de água.

O seminário também abordará as propostas de mudanças na norma técnica de sistemas hidráulicos prediais de água quente e fria, com apresentações de Carlos Barbara, membro do CTQ e coordenador da Comissão de Estudos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de revisão dessa norma; e de Sérgio Gnipper, diretor da Gnipper e Engenheiros Associados.

Na área de conservação de energia, Rogério Pereira Jorge, gerente de Marketing e Novos Negócios da Diretoria Comercial da AES Eletropaulo, apresentará o manual de instruções daquela empresa para o fornecimento de energia de baixa tensão e o sistema de atendimento da concessionária na construção imobiliária.

Como case de destaque, Eduardo Frare, diretor da Odebrecht Realizações Imobiliárias, mostrará soluções inovadoras de desempenho e sustentabilidade em sistemas prediais, utilizadas no empreendimento Parque da Cidade.

Farão pronunciamentos na abertura do evento: Sergio Watanabe, presidente do SindusCon-SP; Paulo Sanchez, vice-presidente de Tecnologia do sindicato; Paulo Luciano Rewald, diretor de Normalização do Secovi-SP; Jorge Batlouni Neto, coordenador do CTQ, e Renato Genioli Jr., coordenador da Comissão de Trabalho de Sistemas Prediais do CTQ

Patrocínio: Amanco, Atlas Schindler, Comgás, Deca, Epex, Gerdau, Grupo Dema, Nova Central de Seguros SindusCon-SP, Pormade e Unikap. Apoios: Abrava, Abrinstal, CBCS, CBIC, CompraCon-SP, CB-02/ABNT, Sindinstalação, Sindicel e Pini.

 

Informações e inscrições: www.sindusconsp.com.br , tel. (11) 3334-5600 ou e-mail  eventos@sindusconsp.com.br.

 

Fonte: Folha de São Paulo, Janela – 18/05/2014