casinhafelpuda-600x392

As Práticas Sustentáveis são um meio que encontramos para solucionar ou ao menos estagnar os problemas ambientais como a grande quantidade de lixo produzida diariamente que polui rios e lota lixões, a escassez dos recursos naturais, o buraco na camada de ozônio entre muitos outros.

Porém, a sustentabilidade não é apenas uma forma de colaborar com a boa saúde do meio ambiente, mas também de gerar economia, consequentemente, lucros. A compra de um Imóvel Sustentável, por exemplo, pode sair um pouco mais cara que a de um imóvel regular, porém essa diferença de preço é facilmente abatida com a economia gerada diariamente.

Em um imóvel sustentável encontramos sistemas de fontes de energia alternativas, o que diminui os gastos com as contas de energia elétrica, e os sistemas de captação e reaproveitamento de água da chuva e outros que diminuem o valor das contas de água.

Sendo construído a partir de um projeto ecologicamente correto, o imóvel certamente dispensa o ar-condicionado, pois dispõe de outros sistemas de ventilação.

Para os compradores que optam por condomínios, havendo redução de energia elétrica e água com os sistemas alternativos, há ainda uma redução de aproximadamente 30% nas taxas de condomínio.

Em termos de favorecimento ao Meio Ambiente, o imóvel é construído com materiais verdes que contenham certificado de procedência, em áreas que não causem grande devastação e dispõe de todos os recursos existentes para realizar suas tarefas sem agredir o meio ambiente. Os imóveis sustentáveis são uma ótima opção de investimento já que atuam na preservação ambiental e oferecem vantagens financeiras.

Para adquirir um imóvel sustentável, é preciso buscar por imobiliárias e corretores que trabalhem com eles, manifestar seu interesse por esse tipo de imóvel e averiguar os que lhe forem indicados para ter a certeza de que são realmente ecologicamente corretos, se possível conhecendo a origem dos materiais nele utilizados e as condições da área em que foi construído.

Coma conscientização da população de que devemos cuidar da nossa natureza e as vantagens oferecidas pelas práticas sustentáveis, o setor imobiliário tende a investir cada vez mais nos imóveis verdes, proporcionando conforto e boa qualidade de vida aos compradores.

Fonte: Ecologia Urbana – 05/03/2016