garagem-de-predio

Quando se fala em conflitos em condomínios, a garagem é uma dos primeiros motivos que nos vêm à cabeça. Vagas, arranhões, enfim, são muitas as questões envolvendo o espaço que costumam causar polêmicas entre os moradores e dor de cabeça para a administração. Com tantos detalhes que merecem atenção, fica difícil até pensar por onde começar. Ainda assim, especialistas falam sobre algumas medidas que podem ajudar na gestão das garagens, que vão desde sinalização até uma edificação exclusiva para os veículos.

Devido ao aumento de veículos nos grandes centros urbanos, os problemas envolvendo as garagens dos prédios estão se tornando cada vez mais comuns. O primeiro passo para minimizar os problemas relacionados à garagem é prever regras bem específicas para o espaço na convenção do condomínio, como explica o especialista em administração de imóveis, Luis Guilherme Russo.

“A distribuição desse documento entre os moradores ajuda a ressaltar essas regras. Mas, no caso de um número de vagas insuficientes, a solução é um pouco mais difícil. Um sorteio periódico entre os condôminos para o uso pode ser um paliativo. Outra alternativa é virar mensalista de um estacionamento próximo, que de preferência ofereça seguro contra riscos, furtos e roubos. O problema, no entanto, são os preços, que podem chegar a R$ 800 mensais por vaga”, lembra Luis Guilherme.

Algumas medidas podem trazer um bom resultado. Além de resolver o problema do piso da garagem, a síndica Aparecida Defante conta que o investimento, que custou em torno de R$ 50 mil por cada uma das 4 garagens do prédio, trouxe inúmeras melhorias que se refletiram em otimização do espaço e valorização dos apartamentos.

“Todas as quatro garagens do prédio estavam com o contrapiso trincando em função de materiais de baixa qualidade utilizados na obra. Depois de muita pesquisa, encontrei um material muito utilizado em shoppings, a resina epoxi, que acabou se revelando uma ótima solução. No entanto, além de resolver a desgaste, o novo piso também é de fácil manutenção, pois o chão não absorve mais resíduos. A melhoria também trouxe limpeza para o local. Mas o melhor foi otimização do espaço, pois o material favorece uma demarcação das vagas de forma mais clara, deixando os veículos muito mais bem-arrumados”, explica a síndica.

A garagem organizada acabou inclusive se tornando um diferencial. “Os apartamentos aqui alugam com muita facilidade e eu já vi pessoas decidindo vir pra cá por conta da garagem que tem hoje. Além disso, com o mesmo material e, sem maiores custos, foi colocado em alguns trechos, principalmente nas rampas, uma textura antiderrapante, favorecendo a segurança. Ainda não soube de outro condomínio na cidade com esse tipo de piso nessa área, inclusive, frequentemente alguns vizinhos do bairro vêm conhecer nossa garagem e ficam encantados com a aparência do espaço”, ressalta Defante.

Algumas soluções parecem resolver de vez essa questão. Para os que acreditam que para resolver de vez o espaço da garagens o ideal seria um prédio inteiro só para os carros, a alternativa também já existe. Em seu mais novo empreendimento, Jardim Pendotiba, a MP Construtora e Incorporadora está construindo uma estrutura exclusivamente dedicada aos veículos dos moradores.

“A principal vantagem de construir um edifício-garagem é a facilidade criada para o morador transitar com seu veículo, fazendo com que a rotina de estacionar se torne mais fácil e prática. Ao invés de vagas escassas, ele possibilita até mesmo criação de vagas adicionais. Assim o morador tem a possibilidade de adquirir mais de um carro”, explica Bruno Murta, diretor da MP.

A maior parte das famílias brasileiras hoje possui 1 ou mais carros, por isso, uma boa garagem é uma demanda real principalmente na região metropolitana segundo Bruno, que ressalta ainda que o edifício-garagem também proporciona uma melhor preservação do patrimônio.

“As queixas quase sempre são por causa de espaços difíceis de manobrar, vagas insuficientes, rampa muito inclinada que danifica o veículo e até casos de estacionamentos subterrâneos sujeitos a alagamentos. A solução proposta com o edifício-garagem é resolver grande parte desses problemas, uma vez que se trata de um projeto do prédio feito exclusivamente para oferecer boas vagas”, conclui Murta.
Fonte: Jornal O Fluminense – 12/06/2016