Tradicional espaço de apostas e corridas de cavalo, o Jockey Club voltará a ser o grande endereço do design na cidade entre os dias 5 e 9 de novembro, quando acontece a segunda edição da Semana Design Rio, promovida pelo GLOBO. Com uma programação que inclui debates, oficinas, exposições e bate-papos, o evento este ano ocupará uma tribuna mais espaçosa. Durante os cinco dias de encontros e troca de ideias, o público vai conferir as últimas tendências e descobrir que no Rio, para onde quer que se olhe, há design de qualidade. O evento tem participação especial da H. Stern, patrocínio de Fabrimar, Firjan, Sebrae e Even. E apoio de Coca-Cola, Tok& Stok e CasaShopping.

Quem for ao Jockey poderá visitar a exposição “Rio + Design”, uma seleção de projetos dos mais criativos profissionais do estado. São mais de 100 peças, selecionadas pelo Conselho Consultivo de Design, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado. Entre os designers, estão nomes como Eduardo Baroni, Bernardo Senna, Fernando Jaeger, Indio da Costa, EM2 Design, Lattoog Design, Studio Zanini, Oficina Ethos e Redondo Estratégia + Design.

– A Semana Design Rio oferecerá ao carioca o que de melhor se produz de produtos e soluções inovadoras, além de revelar novos talentos, com o concurso em que estudantes de design podem apresentar soluções criativas para a cidade. Nesta segunda edição, a Semana está ampliada e mais completa, inserindo-se definitivamente no calendário de eventos do Rio e reforçando o compromisso do GLOBO com ações que valorizem a nossa cidade – diz Sandra Sanches, diretora-executiva do GLOBO.

A cenografia do evento, mais uma vez, terá a assinatura do escritório Indio da Costa. E este ano, além do efeito das cordas suspensas em tom laranja – que viraram marca do evento – a equipe resolveu construir uma passarela que guiará o público pelas atrações.

– A ideia é valorizar a área externa. As palestras vão acontecer em cima da tribuna, para que todos possam apreciar aquela vista das corridas. Além disso, teremos um deck, que convida o público a visitar os espaços, onde acontecerão algumas atividades. Haverá ainda uma lojinha de design e um lounge – explica Rafaela Macedo, uma das diretoras do escritório Indio da Costa.

PAINÉIS DE DEBATES

Palestrantes nacionais e internacionais vão participar de mesas- redondas e contar suas experiências nos painéis de debates. Ricardo Leite, da Crama Design Estratégico, dividirá com a plateia a história de criação da marca comemorativa dos 450 anos do Rio de Janeiro:

– Vamos explicar o processo criativo, os bastidores, até a chegada do momento de criação. Poderíamos ter criado uma marca que enaltecesse a cidade em si, mas preferimos criar algo que enaltecesse o jeito carioca de ser. Será o primeiro grande evento de design em que a marca vai estar interagindo com o público.

A cada dia o design será discutido sob uma ótica. Na quarta, dia 5, a temática será Design e Comunicação; na quinta, Design e Inovação; na sexta, Design e Estratégia; no sábado, será a vez de debater o Design e a Cidade, e no domingo, o Design Social. Entre os palestrantes internacionais, já estão confirmados o inglês Chris Moody, da Wolf Olins; a búlgara Borina Andrieu, diretora da Motte & Associés S.A., e a holandesa Ingrid Van Der Wacht.

 

Fonte: O Globo – 12/10/2014