Ficou no passado aquele imóvel sem personalidade, em que o proprietário tinha que se adaptar ao que foi comprado. Hoje, para cativar o cliente, as construtoras oferecem a oportunidade de deixar a unidade com o jeito do dono. Especialistas afirmam que a tendência está cada vez mais em alta, já que o futuro morador não vai precisar se preocupar em fazer obras ou reformas. “Levar em consideração o desejo individual do consumidor é importante e agrega valor ao imóvel”, explica Cláudio Hermolin, diretor regional da PDG Rio. Em Jacarepaguá, a empresa tem o Evidence, com apartamentos de dois e três quartos, que podem ser entregues com cozinha tradicional ou cozinha americana, à escolha do cliente. No Unique, empreendimento na rua Marechal Rondou, o morador pode optar por receber a cobertura com um quarto ou uma sala.

A Even criou o sistema Excluseven, onde o cliente tem autonomia para mudar as plantas de acordo com as opções disponíveis e escolher os acabamentos e itens com cores de paredes, entre outras possibilidades. Na segunda fase do Up Barra Mais, em Jacarepaguá, que a empresa lançará no próximo fim de semana. o cliente que fechar negócio poderá optar pela mudança da cozinha para cozinha americana ou a ampliação da sala. No Neolink Stay Apartments, da Dominus 11° Barra da Tijuca, os apartamentos têm dois quartos, sendo um reversível com opção de sala ampliada, todos com suíte e banheiro social.

Entradas independentes

Outra tendência de mercado é oferecer imóveis com entradas separadas. No Enjoy Prime House, da Labes Melo no Recreio dos Bandeirantes, por exemplo, estão sendo construídas 128 unidades divididas em casas triplex e apartamentos de três andares, com a opção de fazer como se fossem duas unidades, com entradas independentes. De acordo com Eric Labes, diretor da empresa, as casas vão oferecer cozinha ampliada com churrasqueira e piscina exclusiva com deck. MÉ uma tipologia que chamamos de ‘double family’. O modelo é Indicado para adolescentes ou pais mais idosos, que precisam morar com os filhos. mas desejam privacidade”, explica o diretor da construtora. O empreendimento tem previsão de entrega para dezembro deste ano.

Comerciais flexíveis

O modelo também pode ser encontrado nas unidades comerciais. É o caso do Plenus, na Tijuca, e do Alfa Corporate, em São Cristóvão, ambos da Concal, que oferecem plantas flexíveis. No Mêier, a Rubi Engenharia levou o diferencial para o Exatto Exclusive Offices. com 41 unidades, sendo 39 salas com possibilidade de junção. Na Taquara, o Fontana l)i Successo, da Construtora Mega 18, é mais um exemplo. Alexandre Reznik, diretor da empresa, afirma que o objetivo è atender a diferentes segmentos. A otimização do espaço pode influenciar muito no faturamento da empresa ou do profissional” ressalta Reznik.

 

Fonte: O Dia – 28/09/2015