As detonações para as escavações dos novos túneis do Pepino e do Joá chegaram ao fim no último dia 13, após o trecho passar por seis meses de obras para a duplicação da via. Com isso, 68% de toda a obra já foram concluídos, segundo a Secretaria Municipal de Obras. Para alívio de muitos motoristas que trafegam pelo local, também acabaram as interdições do Elevado do Joá que aconteciam diariamente em dois períodos.

O cronograma dos túneis foi adiantado em três meses, de acordo com a secretaria. Com prazo de entrega para março de 2016, o consórcio Barra-São Conrado, que administra as obras, agora dará seguimento aos trabalhos de desmonte da rocha, utilizando somente maquinário na parte externa dos túneis. Os serviços complementarão os trabalhos de escavação dos 650 metros de galeria ligando o bairro de São Conrado à Barra da Tijuca.

Desde janeiro, duas explosões diárias (exceto aos domingos e feriados) aconteciam às 14h e às 21h30m, com a interdição do Elevado do Joá por 30 minutos. Em fevereiro, as detonações noturnas passaram a acontecer 15 minutos mais tarde, às 21h45m. A galeria superior do elevado, sentido Barra da Tijuca, só era reaberta ao tráfego às 5h do dia seguinte. Já a galeria inferior reabria às 22h15m, com uma faixa reversível.

CICLOVIA INTERLIGADA

Com a ampliação, o Elevado do Joá ganhará duas pistas paralelas às já existentes, com cinco quilômetros de extensão (somados viadutos e túneis) cada uma, no tabuleiro superior (sentido São Conrado-Barra). As obras estão sendo realizadas das imediações da Igreja de São Conrado até a Avenida Ministro Ivan Lins, na Barra da Tijuca. O projeto prevê ainda uma ciclovia contígua às faixas de rolamento do elevado, do lado do mar. Ela será interligada a outra via para bicicletas, ao longo da Avenida Niemeyer.

A ampliação faz parte do pacote de projetos de infraestrutura da cidade para as Olimpíadas de 2016. As obras vão custar R$ 457,9 milhões. As duas novas pistas permitirão ampliar em 35% a capacidade da via, que atualmente recebe até cem mil veículos por dia.

 

Fonte: O Globo – 14/07/2015