‘Não são apenas nas áreas de transporte público e meio ambiente que os Jogos de 2016 deixarão legado para a capital carioca. A prefeitura já começou os investimentos para que a cidade não fique com problemas de iluminação durante os dias em que será palco do maior evento esportivo do mundo. A Rioluz fará sete licitações para implantar e modernizar 14.773 pontos de iluminação, formando uma espécie de corredor olímpico, por onde vão passar atletas e visitantes.

O alvo são áreas turísticas, o entorno de locais de competições e onde há grande circulação de pessoas. Estão na lista ruas da Zona Sul, como as avenidas Vieira Souto e Epitácio Pessoa, em Ipanema, do Centro, da Barra da Tijuca e do Maracanã. Os túneis do Pasmado, em Botafogo, Marques Porto e Coelho Cintra, ambos em Copacabana, e o trecho da Estrada do Galeão, em frente à Base Aérea da Aeronáutica, na Ilha do Governador, ganharão iluminação em LED.

A Rioluz calcula que serão investidos R$ 63 milhões com a iluminação olímpica. E a previsão é que a concorrência pública para escolher as empresas que vão fazer o serviço ocorra ainda este mês.

Segundo a Rioluz, os serviços não ficarão restritos à colocação e trocas de lâmpadas. Serão também de substituição dos fios aéreos para a rede subterrânea, de instalação de novos postes, a recuperação e pintura anticorrosiva de postes danificados e a recuperação de caixa de passagem e linhas de dutos.

Se não houver alteração no cronograma programado nos editais, o prazo de execução das obras é de 10 meses. O início está previsto para julho, com término no final de abril de 2016, faltando quatro meses para o início das competições.

Vão receber também mudanças na iluminação ruas e avenidas dos seguintes bairros: Lagoa, Botafogo, Copacabana, Cosme Velho, Leblon, Flamengo, Gávea, Urca, Catete, Laranjeiras, São Conrado, Maracanã e Deodoro.

 

Fonte: O Dia – 07/05/2015