A construtora MRV Engenharia lançou a campanha “Programação de verão” para vender cerca de 30 mil apartamentos em todo o país, com descontos e condições especiais neste mês de janeiro. No Estado do Rio, são 2.500 imóveis. Na capital, são 1.500 apartamentos em oferta e no Norte Fluminense – Macaé, Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes – outras mil unidades com descontos de até 5%.

Há uma redução de preço de até R$ 10 mil, dependendo do empreendimento, segundo Rodrigo Resende, diretor Comercial e de Marketing da MRV Engenharia:

– É a oportunidade de adquirir a casa própria por um preço acessível. Há entrada facilitada, financiamento descomplicado e o FGTS pode ser usado.

O Grupo Avanço Aliados promoverá a segunda edição da campanha Mega Chance no dia 25, com descontos de até R$ 190 mil na compra das unidades em bairros como Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Vila Valqueire e também na região do Grande Méier. O evento acontecerá na sede da imobiliária BrasilBrokers, a partir das 9h, na Rua Tirol 296, na Freguesia, em Jacarepaguá.

Clientes devem ter cautela

 Para que o sonho da casa própria não vire um problema, são necessários alguns cuidados para aproveitar as ofertas, segundo os órgãos de defesa do consumidor.

– Os eventos de vendas acabam forçando que o consumidor feche o contrato na hora, mas essa compra por impulso nem sempre vai ser por um imóvel que atenda às necessidades de sua família – explica Silvio Romero, assessor jurídico do Procon-RJ.

O subsecretário municipal de Defesa do Consumidor, Fábio Ferreira, lembra que os panfletos que anunciam os empreendimentos devem ser guardados, e o contrato precisa ser analisado com muito cuidado e muita atenção.

– Em casos de financiamentos, é preciso ver quais serão os encargos e a taxa de juros – destaca.

Contrato

O cliente precisa avaliar se tudo o que foi prometido e todas as informações referentes ao imóvel estão especificadas no contrato de forma clara, lembra Silvio Romero, assessor jurídico do Procon RJ.

Imóveis novos

 É necessário checar qual o prazo de entrega das chaves do imóvel.

Legalização

 O cliente deve ver se o imóvel está devidamente regularizado num cartório da região e na prefeitura, e se já tem o Habite-se, ressalta Fábio Ferreira, do Procon Carioca.

Cancelamento

O consumidor deve verificar quais são os seus direitos, em caso de cancelamento do contrato, antes de fechar o negócio.

Pesquisa

Antes de fechar a compra de um imóvel, o consumidor deve procurar na internet, em sites de reclamações e no Tribunal de Justiça, se há muitas queixas e processos contra o vendedor.

Fonte: Jornal Extra – 15/01/2014