As construtoras investem ainda mais nas áreas de lazer para crianças de todas as idades. A ideia é oferecer espaços para atividades lúdicas e também ambientes mais tecnológicos. De acordo com psicólogos, estas brincadeiras contribuem para o desenvolvimento dos pequenos.

“Elas ajudam a desenvolver a parte psicomotora, além de servir para troca de experiências. É na socialização com outras crianças que se aprende a dividir, a dar licença para o amigo na hora de subir no escorrega etc. Outro ponto importante é que a criança passa a ter outras atividades e não fica tanto tempo em frente ao computador”, explica Ana Lúcia Queiroz, chefe do Serviço de Psicologia da UFRJ e especialista em adolescentes.

Segundo Marcelo Fróes, diretor da agência de publicidade Percepttiva, as opções atuais não são mais aquelas dos tradicionais playgrounds. “Famílias com filhos de diferentes idades têm à disposição uma infinidade de itens, que vão desde piscinas e quadras a hortas, salas de estudo e de games e pistas de skate. Os pais ganham tranquilidade e comodidade e as crianças se divertem e interagem mais. Esses residenciais também são interessantes para investidores, pois itens de lazer para crianças agregam muito valor aos empreendimentos”, ressalta Fróes.

De olho na garotada, lançamentos na Zona Norte contam com atrações diferenciadas. No Elo Residencial Clube, do Grupo Avanço Aliados no Engenho de Dentro, brinquedoteca e espaço kids são algumas das opções. Há também o Stadio, da Santa Cecília, que terá jogos teen e quadra poliesportiva.

Com diversão até no nome, o Fun! Residencial, da Living no Cachambi, reúne aqua esporte e espaço autorama, entre outros. Já o Carioca Residencial, parceria da Living com a PDG, reservou 2.500 metros quadrados de área de lazer para diferentes fases da criançada. Todos os empreendimentos contam com segurança 24 horas.

Casa do Tarzan, fliperama e totó

Os condomínios fora do Rio também estão com lazer voltado para crianças de todas as faixas etárias. Um exemplo é o All Family, da Brookfield Incorporações, que será construído no bairro de Santa Rosa, em Niterói. Os pequenos vão soltar a imaginação e se aventurar na Casa do Tarzan. Outra atração será o salão de jogos juvenil, que contará com mesa de jogo de botão, totó, máquinas como os antigos fliperamas e computadores.

Será diversão para filhos e também para os pais, que vão poder resgatar momentos e brincadeiras de quando foram crianças. A João Fortes também investe em projetos fora do Rio e os espaços de lazer se destacam.

Cinema é um dos itens mais valorizados

O cinema será uma das alternativas do Pontal da Areia, no Recreio dos Bandeirantes. De acordo com a gerente de Incorporação da Sig Engenharia, Claudia Gaspar, este é um dos itens mais valorizados pelas famílias atualmente.

“É um espaço confortável para familiares e amigos assistirem filmes, campeonatos esportivos, ou até mesmo filmagens de festas familiares. Tudo isso sem precisar sair do condomínio”, enfatiza Claudia.

No mesmo bairro, o Art Life, da Performance e da PDG, vai contar com várias outras atrações, entre elas uma pista de skate.

Segundo Fábio Terepins, diretor da Even, responsável pelo Luar no Pontal, também no Recreio, as áreas de lazer se tornaram nos últimos anos um dos principais fatores que o comprador leva em consideração na hora de fechar negócio.

“Trabalhamos com brinquedos educativos que usam madeira reflorestada e buscamos priorizar a segurança das crianças nos espaços bem como o conforto dos acompanhantes”, diz Terepins.

Fonte: Jornal O Dia – 21/10/2013