Construtoras investem cada vez mais em condomínios que oferecem serviços “pay-per-use” (pague somente se utilizar) como arrumação, lavanderia, reparos, e até babá para crianças e passeador de supermercados. Os empreendimentos podem ser encontrados em todo o estado. O modelo atrai solteiros, investidores, de olho na locação do espaço, e também famílias que deixaram de contar com serviços domésticos, principalmente após a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Domésticas.

“Os serviços pay per use oferecem mais praticidade e comodidade, principalmente para quem mora sozinho e não tem tempo para delegar tarefas cotidianas, como limpeza e pequenos reparos. Além disso, os profissionais contratados pelo sistema já possuem uma referência, o que representa um ganho em segurança. A adoção do sistema também traz benefícios para o condomínio, na medida em que os serviços são pagos individualmente pelos moradores, de acordo com o uso, sem encarecer a taxa condominial”, destaca Rodrigo Miozzo, diretor geral da Fernandez Mera Rio.

Ele complementa que o diferencial pode valorizar o imóvel em mais de 30%. O Neolink Stay, lançamento na Barra da Tijuca da Dominus, em parceria com a Helbor, é um dos exemplos de residenciais com serviços. No Recreio, a Brookfield oferece o Damai Residences. Em Jacarepaguá, o conceito está presente no Bourgogne Résidences Gourmet, da MDL. O Live Bandeirantes, da Living, e o Expert, da PDG, são as opções na Estrada dos Bandeirantes.

Sucesso no litoral e na Serra

Os itens para facilitar o dia a dia estão presentes em condomínios fora do estado. Em Niterói, o Pride, da construtora Efer, teve todas as 100 unidades, entre apartamentos e coberturas, vendidas rapidamente por causa dos serviços “pay-per-use” e pelo fato de serem todas de dois quartos.

“Há pouca oferta de dois quartos em Niterói, o que contribuiu para o bom resultado de vendas. E os serviços são mais um diferencial para quem tem uma rotina corrida”, destaca Carlos Eduardo Penna, diretor da Efer. O Pride está em construção, com entrega para 2015.

A João Fortes disponibiliza o modelo em vários empreendimentos como o Prime Collection, também em Niterói, o Quinta Verti Club Residenziale, em Nogueira, distrito de Petrópolis, e o Ocean Garden, em Cabo Frio. Entre os serviços estão central de arrumação e manutenção, posto de coleta de lavandeira, personal trainer para os usuários do fitness e do spinning aquático, e “dog walker” (passeador de cachorros domésticos).

Fonte: Jornal O Dia – 02/12/2013