Tradição começou há mais de um século e é mantida até hoje

Já imaginou morar em um lugar onde todas as construções são pintadas com flores? Casas, celeiros, galinheiros e até casinhas de cachorro! Nas grandes metrópoles, isso, provavelmente, seria difícil. Mas na isolada aldeia Zalipie, no sudeste da Polônia, colorir casas já é uma tradição e, inclusive, se tornou uma espécie de competição, segundo o site kuriositas.com.

Todos os anos, desde 1948, na festa de Corpus Christi, acontece a competição “The Painted Cottage” em que homens e mulheres criam ou retocam os seus próprios arranjos florais nas paredes das casas, ao redor das janelas e portas. Não se sabe exatamente como esta tradição começou, mas, reza a lenda que, há mais de um século, as mulheres da aldeia começaram a pintar suas casas para esconder a fuligem que ficava nas paredes por causa dos fogões a lenha. E a competição teria sido iniciada como parte de um movimento para ajudaria o país a se recuperar psicologicamente dos horrores da Segunda Guerra Mundial.

Mesmo com o uso de cozinhas mais modernas, a prática foi mantida na vila e as flores passaram a ornar, também, celeiros, pontes, o relógio de sol pintado no chão e, em alguns casos, o interior das casas — como foi o caso da residência de uma senhora, que, mesmo após a sua morte, em 1974, foi mantida com flores por todos os lados.

Fonte: O Globo Online, 28/10/2013