O selo de sustentabilidade AQUA no Brasil e a certificação francesa HQE – Haute Qualité Environmentale firmam nesta terça-feira uma parceria que criará a Rede Internacional de Certificação AQUA-HQE. Com isso, as construções residenciais e comerciais no Brasil passarão a integrar uma rede mundial de sustentabilidade.

O AQUA é uma adaptação da HQE, emitido pela Fundação Vanzolini, portanto, no caso dos empreendimentos que já existem, todos receberão automaticamente os dois certificados. Já as futuras construções, além dos selos, passarão a ser avaliadas por critérios tanto brasileiros quanto franceses.

As construções em outros países que quiserem o selo sustentável poderão optar apenas pelo HQE ou pelo AQUA. Para acompanhar a avaliação destes empreendimentos, a Cerway, que emite o HQE, criou um comitê do qual a Fundação Vanzolini, que emite o AQUA, faz parte.

Para quem quiser se inscrever para receber o selo, a Fundação criou um guia que inclui explicações de como serão as regras de certificações, as auditorias e demais orientações conceituais sobre os referenciais e critérios técnicos, inclusive com as sanções para o uso incorreto da certificação.

Fonte: O Globo Online – 19/03/2014