Estão disponíveis para download gratuito no portal Secovi, ou para aquisição na Biblioteca do Sindicato, a 3° edição do Manual do Proprietário e a 2° edição do Manual das Áreas Comuns. Revisados, adaptados às recentes normas técnicas e ampliados pelo Secovi-SP e pelo SindusCon-SP, com o apoio de técnicos em gestão e operação de edifícios, ambos são entregues pelas construtoras a usuários e síndicos dos novos edifícios.

No Manual do Proprietário estão as principais informações referentes ao imóvel, como condições de garantia e relação de fornecedores (materiais, equipamentos e serviços) e orientações para uso e manutenção da unidade. O de Áreas Comuns, que focaliza a manutenção do empreendimento, é dirigido a síndicos e administradoras.

Segundo o vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi-SP, Carlos Borges, esse trabalho fecha um ciclo na construção civil. “A implantação de programas de manutenção preventiva e corretiva nos condomínios é essencial para a obtenção da vida útil de projeto e para a garantia da segurança e conforto aos usuários”, explica. Para ele, as publicações servem de modelo para as incorporadoras elaborarem manuais customizados aos seus empreendimentos e como guia de programas de manutenção.

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 6/05/2015