– E se a selva de pedra realmente funcionasse como uma floresta absorvendo os gases poluentes e devolvendo oxigênio à atmosfera? Parece cenário de ficção científica mas a ideia foi proposta pelo arquiteto russo Umarov Alexey no concurso eVolo Skyscraper Competition, que premia projetos de arranha-céus inovadores no uso de tecnologia, materiais e design.

Na edição deste ano, a nona, o Hyper Filter Skyscraper, de Alexey, ganhou a menção honrosa. O prédio proposto pelo russo teria a parte externa revestida com uma camada de tubos e filtros que puxariam gás carbônico da atmosfera e após alguns processos químicos liberariam apenas o oxigênio, num processo semelhante à fotossíntese das árvores. Com uma diferença: os produtos resultantes dessa “limpeza do ar” seriam então armazenados em reservatórios e poderiam ser utilizados depois em indústrias químicas ou até em outras construções.

Nas imagens apresentadas durante o concurso, Alexey imaginou prédios em duas das maiores cidades do planeta: Tóquio e Nova York. Basta saber se alguma incorporadora compraria essa ideia…

 

Fonte: O Globo, online, Morar Bem – 06/06/2014