Foi-se o tempo em que ao comprar um imóvel toda estrutura teria que ser exatamente da forma como era vista na planta original, sem alternativas de modificações. Atualmente, cada vez mais, as construtoras têm oferecido opções para deixar o espaço com a cara de quem vai morar. Além de opções de acabamentos, as plantas diferenciadas permitem escolher, até mesmo, a divisão e tamanho de cômodos. O melhor é que em alguns casos tudo isso pode ser feito com pouco ou até mesmo nenhum custo.

Priorizar espaços, combinar e interagir com a obra. Atualmente, mesmo na compra de um apartamento em condomínios é possível ter um espaço exclusivo, que leva em conta o gosto pessoal do proprietário. As alternativas são as mais variadas.

Cozinha gourmet, suíte ampliada, kits para churrascos e terraços são as opções oferecidas pela João Fortes Engenharia. De acordo com a gerente de produto Ana Alho, ao longo da construção, clientes são convidados a escolher as opções existentes.

“Essa é a melhor forma de personalizar o imóvel, sem custo extra e sem os transtornos de uma obra. As escolhas mais frequentes são a sala ampliada e a cozinha gourmet. A aquisição de kits e acabamentos têm custo extra, mas os pagamentos podem ser parcelados durante a obra”, explica Ana.

As adaptações deixam o imóvel com a cara do dono enquanto ainda está sendo construído, e podem evitar que depois de prontos o proprietário ainda precise realizar obras. Além de acabamentos e acessórios disponíveis para escolha do cliente, a João Fortes oferece também empreendimentos residenciais e comerciais com opções de plantas diferenciadas.

“Possibilitamos um incremento na unidade com um valor abaixo do praticado no mercado. Isso é possível porque compramos diretamente do fornecedor e em grande quantidade. Além disso, já temos a mão de obra mobilizada na construção do empreendimento, ou seja, custo zero na mão de obra e preço de custo na compra do material. Soma-se ainda a garantia da construtora no serviço”, destaca a gerente de produto da João Fortes.

Detalhes – Atenta à nova tendência, a Pinto de Almeida Engenharia também oferece opções de personalização do imóvel de acordo com o gosto pessoal do cliente, possibilitando ao comprador escolher diversos detalhes. As alterações oferecidas para acabamentos são demonstradas nos apartamentos decorados apresentados nos estandes de venda ou nos apartamentos virtuais, que podem ser consultados nos aplicativos dos empreendimentos.

“A construtora oferece ao comprador opções de troca do material utilizado no piso do apartamento, nos banheiros, cozinha, tanque, louças, metais, entre outros, além da troca dos revestimentos das paredes por porcelanato, cerâmica ou pastilhas. Nossos atuais lançamentos, o Planet Icaraí, Rua Presidente Backer, em Icaraí, o Eldorado II, Rua Professor Otacílio, em Santa Rosa, e o Blue Bay, Rua Visconde de Uruguai, no Centro, apresentam essas possibilidades de modificações como opcionais”, destaca Naum Ryfer, diretor da Pinto de Almeida.

Segundo Naum, sempre que possível, a empresa inclui nos projetos possibilidades de adaptações, por acreditar que está oferecendo aos clientes a oportunidade de deixar o imóvel ao seu gosto. De acordo com o diretor, encontrar o novo apartamento do jeito que escolheu, sem precisar se preocupar com o estresse de obras é uma praticidade muito procurada nos dias atuais.

“Contratamos arquitetos renomados, que em conjunto com nosso departamento técnico, desenvolvem os projetos dos apartamentos decorados que mostramos aos nossos clientes. Verificamos, através de pesquisas, que a possibilidade da troca de materiais representa um importante diferencial na hora da escolha de um imóvel. Com a vida agitada dos dias de hoje e o tempo cada vez mais escasso, a facilidade de ter este serviço sugerido pela própria construtora se torna um diferencial, especialmente para os jovens compradores que ainda não têm experiência em conduzir obras de modificações”, enumera Ryfer.

Satisfação sem custo – Se opções de acabamentos e infraestrutura agradam por personalizar o imóvel ao gosto do proprietário, melhor ainda quando tudo isso é oferecido pela construtora sem alteração no preço, como aconteceu com a advogada Andréa Betzler, de 35 anos, durante a compra de seu apartamento em Icaraí.

“Em muitos casos, o apartamento é quase aquilo o que queremos, mas sempre fica faltando alguns pequenos detalhes, que se pudéssemos mudaríamos. A empresa que me vendeu o imóvel oferecia pisos de porcelanato na sala e corredores e tábuas para os quartos, sendo que eu podia escolher entre dois tons diferentes. No entanto, se eu quisesse, eles deixavam  o chão puro, livre para que eu colocasse o piso que fosse do meu agrado”, lembra.

 

Além de acabamentos, Andréa também pode contar com as plantas diferenciadas, que ofereciam estruturas diferentes para a divisão dos cômodos do apartamento, proporcionando ainda mais adaptação do imóvel às suas necessidades.

“Foram oferecidos três tipos de plantas, todas com três quartos, mas com algumas mudanças. Uma original, sendo uma suíte e um banheiro social; outra com duas suítes, diminuindo o banheiro social e dividindo; e outra diminuindo um dos quartos para aumentar o quarto da suíte da planta original. Foi maravilhoso, pois não precisei pagar nada a mais para ter o apartamento do jeito que queria”, comemora.

 

Fonte: O Fluminense – 16/02/2015