O preço médio de locação dos imóveis no Brasil registrou um aumento nominal de 0,15% entre fevereiro e março de 2017, segundo o Índice FipeZap, que acompanha o valor do aluguel residencial em 15 cidades brasileiras. Trata-se da terceira alta consecutiva nos preços de aluguel no ano, período em que a variação acumula alta de 0,47% (face a à inflação de 0,96% no período, medida pelo IPCA/IBGE).

Individualmente, 7 cidades reforçaram esse movimento ao longo do último mês: Fortaleza (+0,94%), Recife (+0,71%), Belo Horizonte (+0,54%), São Bernardo do Campo (+0,36%), São Paulo (+0,31%), Campinas (+0,23%) e Distrito Federal (+0,13%). Apesar desse avanço, na comparação de 12 meses, o Índice FipeZap de Locação ainda recua 2,50%. Considerando-se a inflação medida pelo IPCA/IBGE para os últimos 12 meses (+4,57%), observa-se uma queda real de 6,76% nos preços de locação. De fato, das 15 cidades monitoradas, apenas Recife (+1,65%) e Santos (+0,81%) apresentaram variação positiva nos preços, ainda que inferior à inflação do período.

Comparando-se o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por alugar seu imóvel. Trata-se de um indicador relevante para se avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Com base nos dados de março de 2017, o retorno médio anualizado do aluguel foi de 4,3%. Vale lembrar que os preços considerados para o cálculo se referem a anúncios para novos aluguéis.

Em outras palavras, o Índice FipeZap de Locação não incorpora em seu cálculo a correção dos aluguéis em contratos vigentes, cujos valores são usualmente reajustados periodicamente pelo IGP-M/FGV ou índices similares, de acordo com o especificado em contrato.

Fonte: O Globo – 18/04/2017