maua0_1

A região do Porto Maravilha, na Praça Mauá, agora tem sinal de wifi liberado. Essa é uma das muitas novidades que chegaram ontem na área. Quatro quiosques interativos espalhados pela região permitem que turistas e cariocas tenham acesso à programação da cidade, se informem sobre os serviços públicos e ainda tirem uma selfie.

O Porto também passou a contar com 28 bueiros equipados com sensores volumétricos que vão diminuir as chances de enchentes. Eles vão avisar ao centro de controle quando as bocas de lobo precisarem de limpeza por lixo acumulado.

Todo o projeto era um compromisso da Cisco com a cidade. A empresa norte-americana, patrocinadora da Olimpíada, deixará essa estrutura como legado para o Rio. Presidente da Cisco Brasil,Laercio Albuquerque espera que o modelo sirva de inspiração para outras cidades no país e no mundo.

“Um exemplo de cidade inteligente e humana é aquela que possibilita a criação de serviços para o cidadão conectar-se com seu bairro, com o governo,com as diferentes comunidades e com a estrutura física da cidade”, disse ele.

Quem gostou da novidade foi a manicure Caroline Oliveira,de 26 anos. Ela aproveitou a passagem pela região para tirar uma foto com o filho, Gustavo de Souza. “Achei muito legal! Dá uma boa impressão da cidade”, disse.

Os estudantes Gabriel Weber, 19, e Luana Viegas, 20, conseguiram acessar o wi-fi, mas não gostaram de ter o tempo de navegação limitado a duas horas e contaram que o sinal só pega se o aparelho estiver bem próximo a um quiosque interativo.

A Cisco informou que na Praça Mauá realmente a internet sem fio só funciona nas proximidades do totem por conta do sistema que opera ali. Mas na área dos armazéns o sinal pega à distância. A contadora Letícia Ribeiro, 27, testou e aprovou: “Com certeza vai ser útil para muita gente”.

A rede sem fio terá uma ferramenta que vai coletar informações do fluxo e da concentração de pessoas na região, o que servirá de base para dados demográficos e planejamento estratégico da cidade.

Fonte: Jornal O Dia – 07/07/2016