Dicas de como economizar energia elétrica durante a estação mais quente do ano

Durante dias e noites quentes é difícil desligar aparelhos que aliviam o calor; para compensar o que gastamos em energia elétrica com ventiladores e ares-condicionados, reunimos algumas dicas para economizar na conta neste verão.

LAVANDERIA & COZINHA

Acumule roupa antes de ligar a máquina de lavar e também o ferro – como ambos demandam muita energia, o melhor a fazer é otimizar o consumo realizando estas atividades uma única vez na semana.

Se a geladeira e o fogão ficam muito próximos, vale tentar remanejá-los na cozinha – a troca de calor entre eles pode gerar sobrecarga na geladeira, gastando mais energia.

SALA DE TV & ESCRITÓRIO

Evite manter aparelhos eletrônicos no modo “stand by” – mesmo quando desligados, eles gastam energia.

Se mesas de trabalho e cantinhos de leitura estão longe de janelas, vale levá-los para perto da luz natural, aumentando as chances de não fazer uso de lâmpadas ao longo do dia.

POR TODA A CASA

No interior ou em áreas externas da casa, sempre opte por lâmpadas LED, que duram mais e utilizam menor quantidade de energia.

Também é recomendado procurar manter lustres sempre limpos para aproveitar a potência da luz.

Vale avaliar o investimento em aparelhos que detectam a presença de movimento em ambientes, deixando para acender as luzes apenas quando realmente é necessário.

Se estiver em reforma, escolha cores claras para paredes e tetos – elas tendem a refletir mais a luz natural, exigindo menos uso das lâmpadas.

Por fim, se for viajar nestas férias, lembre-se de desligar a chave geral da casa, evitando o consumo desnecessário de energia – o bolso e o mundo agradecem!

 

Fonte: Blog Tecnisa – 06/01/2016