Os fatores de motivação que levam o cliente a escolher seu imóvel são muitos, mas podemos observar um padrão entre as regiões, já que cada uma tem necessidades específicas no que diz respeito à configuração dos imóveis. Em São Paulo a vaga de garagem é essencial; em Porto Alegre, não há casa sem churrasqueira e, no Rio de Janeiro, devido às altas temperaturas do verão, ventilador e ar-condicionado são itens indispensáveis em um imóvel.

Entretanto, esse cenário tem mudado em grandes cidades, principalmente no Rio, com os grandes lançamentos que preveem o espaço chamado de varanda gourmets. Elas se tornaram parte essencial do projeto e passaram a ser amadas pelos cariocas, que a usam como área de lazer, entre outras finalidades. As varandas se incorporaram às moradias brasileiras, seja em casas ou apartamentos, e se adapta ao estilo de cada região (na capital gaúcha, sempre vem acompanhada de uma churrasqueira; em São Paulo e Curitiba é usada como solário no inverno; etc).

As varandas têm funções que vão além da simples apreciação da vista. Elas servem de espaço para refeições ao ar livre, para os quais se podem convidar amigos e familiares que não precisam se preocupar com questões de violência e segurança, por exemplo, uma vez que você está dentro de casa. Também é usada como área de descanso e de aconchego para a família. Em outras palavras, as varandas se tornaram um aditivo de valor às propriedades.

Mas isso não basta. Os projetos das grandes construtoras passaram a considerar a função do espaço e hoje já vem com instalações para facilitar a vida do morador. Entre as inovações, estão: sonorização do ambiente, entrada de USB, grill, cooktop, ponto de TV, lugar para frigobar e adega, cuba de inox e bancada de granito.

Está claro para o comprador que as incorporadoras já entendem o gosto pelas varandas e por isso elas investem tanto em empreendimentos do gênero. Contudo, vale a pena lembrar que o cliente ainda avalia outros quesitos na hora da escolha. É indispensável uma estrutura de segurança, uma área de lazer e piscina comum, além, é claro, de vagas na garagem e suíte. Mas, ao lado do cliente carioca, as varandas ganham um brilho especial, já que elas são as queridinhas deles.

 

Fonte: Publicidade Imobiliária – 23/04/2015