Desde março, pontos-chave do Jardim Botânico e da Lagoa estão em obras. A paisagem da região tem mudado com intervenções que vão da duplicação de pistas à instalação de novas placas, passando por construções de rampas de acessibilidade e quebra- molas em pontos estratégicos. As modificações vieram graças à participação de pessoas das localidades, garante o presidente da Associação de Moradores do Jardim Botânico ( AMAJB), Heitor Wegmann:

– Nós repassamos as principais reclamações à subprefeitura – conta Heitor, ressaltando as modificações na Rua Jardim Botânico, especialmente próximo à Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação ( ABBR). – A associação é uma referência no tratamento de pessoas com dificuldade de locomoção, por isso pedimos rampas de acessibilidade nas calçadas ao longo da via, não somente próximo ao local.

O subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, destaca as mudanças no trânsito feitas em parceria com a CET- Rio. Após estudos sobre como pontos de fluxo intenso de veículos poderiam ser desafogados, trechos próximos à Lagoa Rodrigo de Freitas tiveram alterações.

– Recebemos uma lista de prioridades que pediam a nossa intervenção contendo pontos mais complexos. A lateral do Piraquê, por exemplo, servia como rota de fuga. A opção foi colocarmos quebra- molas. Em frente a Hípica, ampliamos a pista para acomodar melhor o fluxo de veículos e fizemos modificações em agulhas para facilitar o acesso de quem vai em direção à Lagoa – enumera.

– As agulhas que da Avenida Borges de Medeiros foram retiradas. Havia retenção nesses trechos porque o veículo se projetava para a outra pista para conseguir fazer a manobra. Hoje, não existe esse problema, conseguimos solucioná- lo – afirma Heitor.

Após uma série de reformas que contemplou, entre outras praças, a da Sagra Família e a da Almirante Custódio de Melo, conhecida como Praça do Tablado, agora é a vez da Praça Ricardo Palma ser revitalizada. Além da ampliação da área destinada aos cães e à troca dos brinquedos infantis, uma academia da terceira idade será instalada. A Praça Quintino Bocaiúva deve ser a próxima a receber as obras.

 

 

Fonte: O Globo – 04/06/2015