tunel

Esperado desafogo para o trânsito, o Túnel da Via Expressa (batizado de Prefeito Marcello Alencar), no antigo trajeto da Perimetral, será inaugurado dia 19 de junho. Mas, por enquanto, só pela metade. O prefeito Eduardo Paes anunciou ontem que, daqui a dois domingos, a galeria no sentido Zona Sul será aberta aos motoristas, como parte da via que restabelecerá a ligação entre a Avenida Brasil e o Aterro. As pistas do túnel no sentido Zona Norte, porém, não ficaram prontas. Paes garante que será uma das últimas entregas do município antes da Olimpíada do Rio. Contudo, ainda não há uma data para a liberação ao tráfego.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) informa, sem dar detalhes das obras, que falta terminar a escavação de um trecho da galeria. Até o fim de março, apontava um relatório da Cdurp, restavam cinco metros, perto da Candelária.

Mesmo com a inauguração de apenas um sentido da via neste primeiro momento, a estimativa da prefeitura é que o fluxo de veículos nos túneis Santa Bárbara e Rebouças reduza, respectivamente, em 30% e 20% no horário de pico da manhã.

– É um alívio para o trânsito da cidade. Vai beneficiar não só os cariocas, mas também quem vem de Niterói, São Gonçalo e Maricá – disse o prefeito. – A ausência deste túnel, que substituiu a Perimetral, foi um fator de muito engarrafamento no Centro, na Zona Sul e na Avenida Brasil – continuou.

Considerado o maior túnel subterrâneo urbano do país, o Marcello Alencar tem 3.370 metros na direção Aeroporto Santos Dumont, e 3.395 metros no sentido Rodoviária Novo Rio, chegando a 43 metros abaixo do nível do mar. Cada galeria tem capacidade para 55 mil veículos por dia e três faixas, das proximidades do prédio da Biblioteca Nacional e do Armazém 8, no Porto, até a Avenida General Justo, nas imediações do Museu Histórico Nacional.

As mudanças no trânsito para preparar a inauguração da primeira parte da via já começam no próximo sábado, com novos acessos ao Aeroporto Santos Dumont e fechamento da passagem direta do Aterro à Avenida Presidente Antonio Carlos. Uma nova etapa de modificações ocorre no dia 17 de junho. Será eliminado o acesso da Avenida Brasil, Linha Vermelha e Ponte Rio-Niterói à Rua Comandante Garcia Pires e à Avenida Cidade de Lima (Binarinho). Com isso, o único acesso de quem vem dessa região para a rodoviária e o Santo Cristo será pelo Viaduto do Gasômetro. Já a partir do dia 19, então, será possível ir direto da Avenida Brasil até o Aterro, sem sinais de trânsito.

Fonte: Jornal O Globo – 09/06/2016