Rede de lojas da Saara oferece cursos gratuitos para mulheres

Para as mulheres que não esperam mais pela figura masculina para desempenhar atividades consideradas do “universo” deles, o Palácio da Ferramenta, rede de lojas da Saara, vai promover de 18 a 25 de março cursos gratuitos intensivos, batizados de Mulheres à Obra. A iniciativa da rede é também uma forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de uma maneira diferente, longe de mimos como flores, bombons, cosméticos e acessórios de moda.

Voltado para o público feminino com idade entre 18 e 60 anos, o programa tem como objetivo dar autonomia às mulheres nos serviços de manutenção do dia-a-dia, ensinando como manusear ferramentas de forma eficaz e segura, além de mostrar na prática que lidar com esses instrumentos não é tão complicado quanto parece e que a tarefa não é exclusivamente masculina. Pedir ajuda ou contratar um profissional para essas situações poderá ser apenas uma opção e não mais uma necessidade delas.

Com duração de quatro horas, o curso será ministrado aos sábados, a partir das 10h, na Escola Técnica Centro Rio, por Emanuela Fidélis, Técnica de Segurança do Trabalho e promotora de vendas de ferramentas elétricas. Cada turma terá no máximo 50 alunas e o conteúdo será o mesmo nas três datas. As alunas serão apresentadas às regras de segurança e às ferramentas convencionais e elétricas, como furadeiras, parafusadeiras, serras Tico-Tico e lixadeiras, para depois aprenderem na prática as melhores formas de realizar pequenos reparos domésticos. Assim como as aulas, também serão gratuitos o material didático distribuído, o uniforme e os equipamentos de segurança que serão utilizados. As inscrições podem ser feitas em www.palacio.com.br.

O curso é gratuito e vai acontecer nos dias 11, 18 e 25. Será o mesmo conteúdo nas três datas. O início será sempre às 10h, com quatro horas de duração e um coffee break. As aulas serão ministradas na Escola Técnica Centro Rio, na Rua Camerino, 130. Inscrições: www.palacio.com.br.

NO CANTEIRO DE OBRAS

As mulheres também marcam presença nos canteiros de obras e estão mudando um pouco o cenário de trabalho. O público feminino é mais atento aos detalhes e econômico. Foi-se o tempo em que as mulheres precisavam da ajuda masculina até para trocarem uma simples lâmpada! Elas dominam cada vez mais o mercado de trabalho como um todo e fazem bonito ou melhor perfeito nos canteiros de obras e, em meio a tijolos, concreto, areia e tudo o que envolve a construção civil, as mulheres provam que também são capazes de erguer um empreendimento.

PROJETO MÃO NA MASSA

É uma proposta pioneira de qualificação profissional para mulheres, no setor da Construção Civil e foi idealizado pela Engenheira Civil Deise Gravina. O projeto usa a força da construção civil para transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Dirigido à mulheres, de 18 a 45 anos, com escolaridade igual ou superior ao 5º ano do Ensino Fundamental, visa a formação profissional e inserção de pedreiras, carpinteiras de fôrma, pintoras e eletricistas em canteiro de obras. A qualificação profissional é gratuita para as participantes, que além das aulas e do diploma, recebem equipamento de proteção individual e um kit de ferramentas para iniciar serviços e gerar renda após a qualificação. Para se candidatar a uma das vagas para entrar no site www.projetomaonamassa.org.br.

Fonte: Jonal O Dia – 05/03/2017