Antes de realizar o tão esperado sonho de comprar a casa própria em 2015, é preciso ter cautela e ficar atento para não entrar em uma roubada. Para Johan Jonsson, CEO do portal imobiliário Agente Imóvel, é preciso dedicar um tempo à burocracia que envolve o processo de compra de um imóvel. “Nada de ansiedade e de querer pular etapas importantes. Esse processo pode ser trabalhoso, é importante conhecer todo processo”, afirma Jonsson. E para ajudar, listamos os principais cuidados que você deve ter na hora de comprar a casa própria.

Consulte um profissional de confiança: procurar um corretor de imóvel devidamente registrado pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é o caminho mais seguro. Ele vai orientar e ajudar em todas as etapas burocráticas e formais, garantindo assim, que você faça um bom negócio sem dor de cabeça.

Pesquise a documentação do imóvel: é preciso fazer um levantamento de toda documentação referente ao imóvel, tais como certidão negativa de ônus do imóvel, de IPTU, e se for condomínio saber se há divida. É importante que os documentos estejam atualizados, emitidos até 30 dias antes de lavrar a escritura. Como alguns documentos são pagos e não são baratos, o ideal é fechar toda a negociação primeiro e solicitá-los depois.

Verifique a situação do vendedor: tão importante quanto verificar a documentação do imóvel é saber se o vendedor está livre de dívidas, processos, litígios e outras confusões que possam resvalar no comprador. Caso seja o caso, isso pode trazer dores de cabeça no futuro.

Vistorie o imóvel: além de observar toda a documentação referente ao imóvel é importante verificar se ele não tem algum problema que possa ser detectado visualmente, como por exemplo, se têm rachaduras, vazamentos, problemas hidráulicos e elétricos.

Com certeza, esses cuidados garantem a você uma compra sem problemas. Agora é só procurar sua casa dos sonhos e ser feliz.

Fonte: Agente Imóvel