O mercado imobiliário começa 2014 com vários projetos para todas as faixas de renda. O cenário, segundo especialistas, é positivo no estado e a expectativa nas imobiliárias está em alta. A Fernandez Mera, por exemplo, prevê comercializar 3.500 imóveis neste semestre. Serão ofertas em Campo Grande, Recreio do Bandeirantes, Barra da Tijuca, Vargem Grande, Freguesia, Taquara, Engenho de Dentro, Grajaú e Centro, além de municípios como Cabo Frio, Saquarema, Mangaratiba, Petrópolis, Itaboraí, além do bairro de Alcântara, em São Gonçalo.

A alta demanda na Zona Norte deve colocar a região ainda mais em evidência. “Analisando 2014, a região vai se destacar em termos de lançamentos, inclusive de condomínios-clube”, afirma Ariovaldo Rocha Filho, diretor-geral da Brasil Brokers no Rio de Janeiro.

A tendência vai continuar com lançamentos de construtoras como a Life, com residencial no Cachambi, e o Grupo Avanço Aliados. “Acreditamos no potencial da Zona Norte, tanto que os primeiros projetos foram na Vila da Penha. Estamos levando nosso conceito para outros bairros, como Engenho de Dentro e Olaria”, diz Sanderson Fernandes, diretor da empresa.

Sandro Santos, da Sawala Imobiliária, cita outras regiões. “Recreio dos Bandeirantes, alguns sub-bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Zona Sul, além do Méier e da Tijuca vão continuar como destaque”, completa Santos.

Como diferenciais de projetos, ele acredita que varanda gourmet interligada com a cozinha e apartamentos com lavabo e mais de uma suíte são características que chegaram para ficar.

As unidades de um quarto com serviços serão mais uma tendência. A Efer vai investir no conceito. “É um modelo ainda não muito explorado, sem contar que o preço para o cliente acaba sendo menor”, ressalta o diretor Carlos Eduardo Penna.

Fernandes Araujo, Brookfield, Fmac, MRV, Mega 18, Zoneng e Leduca também estarão com lançamentos para este semestre.

Sala comercial no Centro e na Tijuca

A Even investe no segmento comercial com um lançamento na Rua da Assembleia, no Centro. Segundo Carlos Terepins, diretor da Even, há poucos espaços disponíveis no Centro para empreendimentos mais modernos. “A região passa porum processo de revitalização, com obras de infraestrutura e proximidade com a zona portuária”, diz Terepins.

Já a Concal vai lançar o Plenus, na Tijuca. A construtora acredita que o bairro precisa de novos serviços para atender aos moradores de condomínios entregues recentemente.

“O prédio terá uma fachada imponente, que dará início a uma nova tendência arquitetônica na região”, afirma José Conde Caldas, presidente da Concal.

Fonte: Jornal O Dia – 13/01/2014