santa cruz portal

A Prefeitura do Rio de Janeiro entregou, na sexta-feira, 1 mil imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida em Santa Cruz, na Zona Oeste. As unidades – situadas nos empreendimentos Mikonos e Santorini, na Avenida João XXIII, 1.000 e 1.050 – destinam-se a famílias com renda de até R$ 1,6 mil, sorteadas pela Secretaria Municipal de Habitação e Cidadania (SMHC). Cada uma pagará por mês apenas 5% do valor de sua renda mensal. Atualmente, o município contabiliza 77.365 unidades contratadas (entregues ou em construção) do programa, sendo 35.023 destinadas a famílias de baixa renda.

A cerimônia de entrega das chaves teve a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, da presidente Dilma Rousseff e do governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles. “Ter a casa própria representa uma mudança de vida para todas as famílias que passam a ter um lar para chamar de seu e dão fim ao aluguel ou moradia de favor. Uma casa é o lugar onde as pessoas criam seus filhos, recebem os amigos e passam uma parte importante de suas vidas. Por isso, é preciso que seja um lugar digno de se morar. Tenho absoluta certeza de que todos aqui estão recebendo uma moradia de qualidade. Visitei uma das unidades e pude ver a alegria no rosto de seus moradores. Com as unidades de hoje, já foram entregues mais de 2,6 milhões de moradias”, disse a presidente.

As moradias são compostas, cada uma, por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Ficam dentro de condomínio fechado, com acessibilidade e equipados com quadras de esporte, salão de festas e área para estacionamento. No município do Rio, o acesso a moradias do Minha Casa Minha Vida para famílias com renda de até R$ 1.600 é por meio de sorteio, com base na Loteria Federal, ou por meio do reassentamento de pessoas transferidas de áreas de risco ou de obras. O cadastro de inscrição no programa pode ser realizado no Centro de Atendimento da Prefeitura, na praça Pio X 119, Térreo – Candelária. “Cumprimento o governo federal por este programa, que até o fim do ano entregará muitas moradias”, disse o governador em exercício.

Fonte: Jornal do Commercio, 11/abr