Poupança volta a ficar atraente

O dinheiro do porquinho já pode ir para reforçar o saldo da caderneta de poupança, que volta a tomar fôlego e ficar atraente. Estudo da Economática mostra que a poupança teve valorização acumulada de 8,34% em um ano até fevereiro, enquanto a inflação oficial no período foi de 4,76%. Isso significa que quem guardou suas economias na tradicional aplicação viu seu poder de compra aumentar. Com isso, o ganho real (descontada a inflação) em um ano ficou em 3,42% em fevereiro.

Este foi o melhor resultado desde novembro de 2007 (3,53%). Confirmando a tendência de alta, a rentabilidade real mensal da poupança em fevereiro também foi positiva, em 0,26%. Segundo a consultoria, o mês passado foi o nono consecutivo em que houve ganho em relação à inflação oficial. O acumulado nos nove meses, de junho de 2016 até fevereiro de 2017, é de 6,20%.

Por ser um dos investimentos mais simples do mercado, a poupança sempre foi a aplicação preferida de muitos brasileiros. E com o resultado de fevereiro, ela aparece com atrativo para o pequeno investidor, que tem condições de depositar R$ 50 por mês, ou até mesmo as moedinhas do cofrinho. “O importante é economizar.

Como a poupança não tem investimento mínimo, pode ser depositado qualquer valor”, diz Gilberto Braga, professor de Finanças do Ibmec e da Fundação D. Cabral. Um atrativo da caderneta, segundo Braga, é o fato de ter a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, do Banco Central e ser isenta de Imposto de Renda.

COMO POUPAR

A aposentada Sônia de Mattos, 62 anos, abriu uma poupança para estimular o hábito de economizar o dinheiro dentro de casa. “Apesar de hoje em dia estar muito difícil juntar, tento dentro do possível poupar no que for preciso. Até porque é uma maneira de dispor de uma quantia, se um dia eu precisar usá-la”, conta a aposentada. “Sabendo dessa novidade dos juros, vou tentar até poupar mais um pouco. A gente precisa criar esse hábito, mesmo tendo pouco. Com essa melhora dos juros vou até me disciplinar para juntar mais”, finaliza.

Mas, antes de investir as economias, é preciso prestar atenção a alguns detalhes para não deixar de ganhar dinheiro. Um deles é a data de aniversário, ou seja, o dia que o poupador fez o primeiro depósito. Por exemplo, se você depositou R$ 80 no dia 17 de março de um ano qualquer, esse dia será o aniversário da poupança. A partir daí, todo dia 17 serão creditados os rendimentos.

Mas se em qualquer mês seguinte o dia 17 cair em um fim de semana ou feriado, o rendimento entra no próximo dia útil. A dica então é descobrir qual é a data do aniversário para não perder dinheiro. Outro conselho dica é desvincular conta corrente da conta-poupança. “Embora todos os bancos tenham o sistema de poupança vinculada às contas correntes, recomendo fazer uma poupança separada para não gastar (sacar) de forma automática (quando cobre o valor gasto na conta corrente)”, orienta Gilberto Braga.

Fonte: O Dia – 17/03/2017