Uma área de 73.616 metros quadrados – o equivalente a quase nove campos de futebol oficiais – do Parque Olímpico do Rio, na Barra da Tijuca, será restaurada com vegetações de mangue e restinga. Trinta mil mudas de mangue-vermelho (Rhizophora mangle) já estão sendo cultivadas às margens da Lagoa de Jacarepaguá e o trabalho de recuperação ambiental, a cargo da empresa Manglares Consultoria Ambiental, do biólogo Mario Moscatelli, começa em setembro. Somente de novos manguezais ocuparão 30 mil metros quadrados. Ainda esta semana, máquinas começam a fazer o nivelamento do terreno que receberá as mudas.

Após os Jogos Olímpicos, em agosto de 2016, a área será aberta ao público, que terá acesso à faixa que margeia a lagoa por uma via que cruzará o Parque Olímpico da Avenida Abelardo Bueno, que se espalha por 1,18 milhões de metros quadrados e será palco de 16 modalidades olímpicas e 10 paralímpicas.

Ao apresentar o projeto de recuperação ambiental do terreno, ontem, o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, disse que a recuperação da faixa marginal de proteção era uma obrigação contratual da parceria público privada (PPP) responsável por gerir o empreendimento.

– O fundamental não são os 15 dias de Jogos, mas o fato de o Rio ter conquistado essa oportunidade de dar um salto de qualidade. Muitos brasileiros têm um “complexo de pigmeu”, pensam que as coisas nunca vão acontecer. Nós vamos, sim, tirar vários projetos importantes do papel – disse Muniz.

O biólogo Mario Moscatelli explicou que o plantio possibilitará a restauração em um ano de uma área que levaria, em condições normais, até 30 anos. Ele acrescentou que a área será cercada, para impedir que o lixo flutuantes das lagoas da região impactem negativamente o plantio.

A presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos Marques, afirmou que o acesso da população à área verde está garantido no Registro Geral de Imóveis (RGI) e que o reassentamento das famílias da Vila Autódromo está avançando:

– As negociações estão caminhando muito bem. Em março o condomínio Parque Carioca, ao lado do Projac, será inaugurado.

Fonte: O Globo Online – 18/02/2014