O Túnel Rebouças, por onde passam cerca de 190 mil veículos por dia, será repaginado e ficará com cara nova em um ano e meio. Carlos Dantas, da Coordenadoria Geral de Projetos da Secretaria municipal de Obras, disse, nesta quinta-feira, que, além da modernização, a obra visa a tirar o que ele chamou de “aspecto de caverna” da via.

– As pessoas, quando passam pelo túnel, querem logo sair por causa do aspecto do interior. Além de dar maior segurança, queremos oferecer maior conforto para os usuários – disse Dantas.

Os serviços de revitalização do Túnel Rebouças, aberto em 1967, serão contratados pela Secretaria municipal de Obras. A concorrência está marcada para o dia 4 de setembro.

O principal ponto de ação será o combate aos danos causados pela poluição e as infiltrações nas abóbodas, que receberão novo sistema de drenagem e impermeabilização. Também serão feitas nova pintura e a desobstrução de canaletas. O investimento previsto é de R$ 63,3 milhões.

Constam ainda no projeto a frisagem e a substituição de todo o pavimento da galeria Rio Comprido-Cosme Velho e melhorias na iluminação com a instalação de LEDs. As paredes vão ser revestidas com placas de concreto e ganharão pintura especial para aumentar a claridade. Uma nova sinalização será instalada, e o túnel receberá tinta antipichação.

A repaginada no Rebouças chegou a ser anunciada em 2010 pelo prefeito Eduardo Paes, o que seria a maior reforma desde a sua inauguração. Mas a obra, na época, não chegou a ser feita.

 

Fonte: O Globo – 31/07/2014