Quem passa pela Avenida Armando Lombardi, na Barra, ainda se depara com o enorme canteiro de obras da Linha 4 do metrô. Mas, no subsolo, o cenário começa a mudar. Prevista para entrar em operação no primeiro semestre de 2016, a Estação Jardim Oceânico – uma das seis da ligação Barra- Ipanema – está em fase de acabamento. Um painel com animais silvestres da região já foi instalado num dos acessos.

O grande desenho provisório é um adesivo, que vai ser substituído pelo painel de azulejos definitivo. A criação é do artista Urbano Iglesias, na qual são retratados animais como jacaré-de-papo-amarelo, biguá, gato-do-mato, jararaca, coruja-buraqueira e gavião-garijó. A previsão é de que a estação receba cerca de 91 mil pessoas por dia.

Do lado de fora, outra obra chama a atenção. Os dois pilones da ponte estaiada – estruturas de concreto que vão fixar os cabos de aço (os chamados estais) – alcançaram 36 metros de altura, a metade do tamanho que terão ao final da construção. A ponte está sendo erguida sobre a Lagoa da Tijuca e será o único ponto onde os trens da Linha 4 do metrô poderão ser vistos fora do subterrâneo.

Com o avanço da obra, a previsão é que os cabos de aço (52 conjuntos no total) comecem a ser instalados no mês que vem. O trecho suspenso terá 320 metros de extensão. Com 13,9 metros de largura, a ponte terá duas vias: uma para as composições que seguirão no sentido Barra, e outra para os trens em direção à Zona Sul.

A Linha 4 vai transportar, a partir do ano que vem, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas da cidade cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações em, aproximadamente, 16 quilômetros de extensão.

 

Fonte: O Globo – 19/06/2015