A compra de um imóvel requer muita atenção e paciência. E se o objetivo for financiar a unidade, é necessário seguir algumas dicas para que não haja problemas durante o processo. A primeira delas é a pesquisa: buscar informações na internet, fazer simulações das prestações nos sites dos bancos e organizar o orçamento familiar.

Bruno Teodoro, diretor da Estrutura Consultoria, correspondente imobiliário da Caixa Econômica Federal, orienta também que o interessado faça orçamentos de preços de diferentes empreendimentos na região escolhida.

“Não comprometer 30% da renda é muito importante, já que o financiamento é uma dívida a longo prazo. É preciso separar parte do salário para pagamento das despesas com documentação, tais como a escritura do imóvel”, explica Teodoro.

Para facilitar este processo, o diretor afirma que a empresa vai lançar uma cartilha com as etapas na compra do imóvel financiado. “O material já está no nosso site. A ideia é tratar o assunto de forma didática, orientando os futuros compradores e as construtoras interessadas em formar parcerias com a Estrutura nos estandes de vendas, no caso dos imóveis na planta”, explica o diretor.

A Associação de Consumidores (Proteste) também oferece em seu site (www.proteste.org.br) cartilha da casa própria, com assuntos como legislação, certidões exigidas, impostos, cuidados na compra do imóvel na planta, seguros e a quem recorrer no caso de problemas.

Entre as orientações estão pesquisar os juros, que variam de acordo com a renda, com o valor do imóvel e do financiamento, além de não assinar nenhum documento antes de verificar se o crédito será aprovado. Para imóvel pronto, novo ou usado, é preciso levantar se há dívidas pendentes com condomínio e IPTU.

 

Fonte: O Dia – 12/10/2014