Quem anda pelos arredores do Parque Garota de Ipanema não precisa ser nenhum Tom Jobim para ver que o local está um pouco mais lindo e cheio de graça. A menina que vem e que passa a caminho do mar verá que a formação rochosa que compõe um dos cartões postais mais famosos do Rio está mais limpa e que todo o espaço começou a ser revitalizado. O parque está em processo de adoção e, até o fim do ano, deve ganhar cara nova. O novo “pai” será o Arena Hotel. A Pedra do Arpoador ganhou, pela terceira vez, um mutirão de limpeza para remover pichações – iniciativa capitaneada pelo Circo Voador. Além disso, a academia de pedra, na Praia do Diabo, será reformada pelo Festival Rio Califórnia, que acontece no local em setembro.

Parceria com iniciativa privada é a estratégia

As ações para a revitalização do Arpoador são coordenadas pela subprefeitura da Zona Sul, que busca parceria junto à iniciativa privada, sugerindo, inclusive, a adoção por parte do Arena Hotel, cujo pedido é analisado pela Fundação Parques e Jardins.

Segundo o subprefeito Bruno Ramos, a ideia é deixar livre o acesso à passagem de pedestres que liga a Rua Francisco Otaviano e a praia. E que, até o fim do ano, quando uma nova unidade do hotel deve ser inaugurada com entrada pelo logradouro, o parque seja totalmente repaginado. Além de uma reforma na pista de skate, o Garota de Ipanema ganhará novo mobiliário para o parque infantil e uma revitalização paisagística completa.

– Vamos fazer uma revitalização completa e manter o parque. Queremos dar mais vida ao espaço plantando árvores nativas, como Ipês, que darão um colorido especial – adianta o diretor-executivo do Arena, José Domingo.

Em outra frente, o Circo Voador patrocinou a limpeza da Pedra do Arpoador. Usando material de limpeza especial para não degradar o meio ambiente, a tinta foi retirada. A limpeza foi negociada como forma de contrapartida pela realização do evento “Circo voador – exagerado 3.0”. O próximo passo, segundo a subprefeitura, é construir duas escadas de concreto e uma rampa, onde atualmente os sacos de areia servem de degraus.

Na Praia do Diabo, a contrapartida será do Festival Rio Califórnia, que será realizado em setembro. Até lá, a academia deverá estar reformada.

Enquanto a adoção não é oficializada, o parque sofre, desde abril, algumas intervenções. Já foram realizadas ações de limpeza, ordenamento público, reforma de grades, o fechamento de golas de árvores vazias e a melhoria da iluminação. Bruno diz ainda que interveio junto a outros órgãos e parceiros para pedir o fim do vazamento de água na calçada, o aumento da ronda policial, e a instalação de um Ninho de Livros.

– Semanalmente nos reunimos com os moradores e ouvimos as sugestões. E uma das alternativas encontradas para viabilizarmos as mudanças são essas parcerias que fazemos – enfatiza o subprefeito Bruno Ramos.

 

Fonte: O Globo – 16/07/2015