Os fins de semana da Rua Dias Ferreira, no Leblon, e da Avenida Olegário Maciel, na Barra, nunca mais serão os mesmos, no que depender da prefeitura. Conforme noticiou ontem a coluna Gente Boa, do GLOBO, o conselho de turismo da cidade, que inclui os empresários Ricardo Amaral e José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni, propõe fechar ambas as vias para carros nos fins de semana e transformá-las em redutos de lazer, a exemplo da Lincoln Road, em Miami.

– As subprefeituras da Barra e da Zona Sul vão ouvir a opinião de moradores e comerciantes locais. Se a ideia for bem recebida, até o final do ano a gente lança isso – planeja Marcelo Alves, presidente da Riotur.

Proprietária do Sushi Leblon, na Dias Ferreira, Carolina Gayoso aplaude a iniciativa:

– Acho superinteressante. A rua é charmosa, as pessoas gostam de andar a pé por aqui. Cheguei a propor isso à prefeitura há 5 anos.

O presidente da associação de comerciantes da via e sócio da Esch Café, Edgar Esch, também acredita que “a proposta condiz com a característica da rua”, mas faz ressalvas:

– É preciso estabelecer horários para carga e descarga, por conta dos supermercados e restaurantes da rua.

Sócio da cervejaria Jeffrey, que tem filial na Olegário Maciel, Gilson Val, também é entusiasta da proposta:

– Vai possibilitar promover shows, peças, exposições. A rua é nosso maior palco, onde o carioca se sente mais feliz..

O arquiteto Alexandre Rodrigues, sócio do bar e galeria Kult Kolector, também já tinha pensado no tema: até desenhou um projeto para apresentar à prefeitura:

– Na Barra, o lazer hoje está ligado a shoppings. Promover atividades na rua vai ser muito especial.

Já Iahia Mohamed, sócio do Bar do Elias, é cauteloso:

– Por um lado, vai ser bom, porque carro tumultua. Mas a Olegário já é uma bagunça, tenho medo de virar desordem. A prefeitura vai ter que fiscalizar.

Fonte: O Globo – 07/04/2017