O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro (Creci-RJ) expressa seu repúdio e sua indignação sobre o capítulo da Novela “A Regra do Jogo” transmitido no último dia 29 de fevereiro (segunda-feira) na Rede Globo de Televisão.

A referida novela motivou o Creci-RJ a publicar esta nota reprovando a veiculação das informações sobre a dispensa do profissional corretor de imóveis na intermediação imobiliária. O Creci-RJ entende ser oportuno trazer importantes esclarecimentos sobre o capítulo acima mencionado.

Durante a novela a personagem Atena (Giovanna Antonelli) mostrava sua cobertura para alugar e no meio da negociação fez questão de ressaltar que não era necessário o corretor de imóveis: “não sou boba de pagar comissão de corretor”.

Cumpre-nos esclarecer que o corretor de imóveis é o único profissional habilitado por lei para a intermediação de qualquer negócio imobiliário: compra, venda, permuta e locação. A realização de uma transação diretamente com o proprietário é tipo de negociação totalmente desaconselhável, visto que o corretor de imóveis é a pessoa capaz de dar segurança à operação, em todos os aspectos, inclusive juridicamente. Quando os proprietários se aventuram a vender seus bens sem a presença de um corretor de imóveis, colocam em risco a segurança do negócio, sua própria segurança física e de sua família.

O corretor tem o conhecimento de todos os métodos de avaliação imobiliária, podendo estabelecer o preço justo a ser cobrado ou pago, conhece toda a documentação pertinente à operação, tem a competência para dirimir dúvidas e questões de conflito e trabalha incansavelmente pelo sucesso de ambas as partes no negócio.
Além disso, o corretor de imóveis tem como comprovar sua condição através da apresentação do Cartão Anual de Regularidade Profissional (Carp), documento emitido pelo Creci-RJ que atesta a regularidade de sua inscrição junto ao Conselho.

Com a realização do negócio através de um corretor de imóveis, o cliente poderá recorrer ao Creci-RJ – caso haja alguma falha no atendimento pelo profissional -, que investigará as irregularidades cometidas e tomará as providências cabíveis.

Com isso, fica evidenciado o equívoco na mensagem transmitida aos telespectadores, abrindo espaço para o entendimento de que os corretores de imóveis poderiam ser dispensáveis numa locação. E, muito além disso, a maneira como a personagem trata pejorativamente o corretor denigre e macula a imagem desse profissional tão importante para o desenvolvimento dos negócios imobiliários no Brasil.

A atual Administração do Creci-RJ estabeleceu como meta principal o aprimoramento profissional do corretor de imóveis e desde 2013 vem oferecendo oportunidades para qualificação e especialização. Já passaram por essa reciclagem mais de 30 mil participantes, levando ao mercado o melhor atendimento que o consumidor pode ter.

Com o objetivo de contribuir para a segurança da sociedade em geral, o Creci-RJ também tem desenvolvido, em todo o Estado do Rio de Janeiro, intensa campanha institucional junto aos principais veículos de comunicação mostrando a importância dos corretores em qualquer negociação. A campanha tem como peça principal disseminar a informação de que “O Melhor Imóvel está nas mãos do Corretor”.

Através deste comunicado oficial, em nosso entendimento, contribuímos com um serviço de utilidade pública. Nesse sentido, solicitamos à Rede Globo de Televisão que ao mencionar a profissão de corretor de imóveis o faça com zelo e prestígio, pois se trata de uma categoria séria e digna que tem se mostrado muito importante no crescimento e desenvolvimento do país.

Por fim, ratificamos o compromisso do Creci-RJ de defesa permanente da sociedade, conscientizando-a da importância do papel exercido pelos profissionais corretores de imóveis.
Para esclarecimentos adicionais, colocamos à disposição o e-mail ouvidoria@creci-rj.gov.br

MANOEL DA SILVEIRA MAIA
Presidente Creci-RJ