Todo prédio saudável deve ter em sua agenda de obrigações as manutenções preventivas, que são bem mais baratas que as taxas extras das obras emergenciais. Para que a economia seja efetiva, as vistorias devem ser realizadas mensalmente, garantindo ações da chamada “economia inteligente”  nos condomínios. Esta alternativa de gestão quase não exige investimentos e é responsável pela redução de gastos desnecessários sem influir ou prejudicara boa qualidade de vida dos moradores.

Iniciativa de maior importância para se evitar despesas com cotas extras é cumprir a autovistoria predial. Se for conduzida e bem feita, já permite ao condomínio avaliar as necessidades de reparos e programá-los de acordo com as suas prioridades. Com isso, pode-se prever e colocar os custos no orçamento anual da edificação. As inspeções prediais ajudam a diminuir gastos com manutenção em até 50% no orçamento, além de prevenir e combater incêndios, acidentes e desmoronamentos. Tudo isso melhora, a olhos vistos, também a qualidade de vida em um condomínio, além contribuir para a valorização do imóvel.

A prevenção deve ser periódica para reduzir desperdícios de alguns vilões nas contas do condomínio, como luz, água e manutenção geral do imóvel. Entre essas manutenções prioritárias estão, ainda, a verificação de para-raios, bomba de água, elevadores, impermeabilização e verificação de vazamentos. Manter esse check-up em dia evita obras de grande porte e, consequentemente, grandes custos. Vistorias diárias igualmente devem ser incluídas no plano de prevenção e manutenção, com o objetivo de evitar vazamentos em tubulações e bombas de água, capazes de aumentar não apenas a conta no fim do mês, como infiltrações perigosas para a segurança do edifício como um todo. A troca das tubulações antigas de ferro por tubos de PVC também ajuda a reduzir vazamentos, reduzindo também o consumo de energia.

Da forma mais abrangente possível, as vistorias também devem observar estruturas civis, instalações elétricas, de gás e de combate a incêndios. Para diminuir o desperdício na conta de água, por exemplo, é preciso ler diariamente o hidrômetro, e, em caso de alteração em relação à média diária, chamar imediatamente um bombeiro para procurar o vazamento e corrigi-lo (inclusive verificando torneiras e sanitários de todos os apartamentos).

A implantação de um programa de manutenção preventiva também evitará muitos reparos emergenciais. A vistoria de uma bomba d água pode nos indicar que o rolamento está no final de sua vida útil. Se programarmos a substituição, evitaremos que o equipamento chegue a quebrar e queimar o motor, o que poderia gerar custos dez vezes maiores que a simples substituição do rolamento. Além disso, quando o rolamento já se apresenta em más condições, o consumo de energia no funcionamento da bomba d água aumenta muito. É importante lembrar que a bomba d’agua responde por cerca de 20% do consumo de energia dos condomínios verticais.

Já os elevadores modernos representam economia de energia de até 40% do consumo, além do aumento de segurança. Outra medida importante, que permite economia de gastos sem investimentos, é a simples alternância do funcionamento dos elevadores, em horário de pouco movimento, que permite diminuir o consumo de energia e também o desgaste dos equipamentos, que funcionarão menos tempo. Podemos também citar o exemplo dos rolamentos dos motores dos elevadores, exatamente igual ao citado para as bombas d agua. Programação automática de horários de funcionamento de elevadores e instalação de sensores de presença são, ainda, saídas comumente adotadas. A saúde dos condomínios e os bolsos dos condôminos agradecem

David Gurevitzé engenheiro mecânico e consultor de certificação do Green Building

 

Fonte: O Globo, Morar Bem – 08/09/2015