A Rua Barão da Torre, em Ipanema, será parcialmente liberada ao trânsito de veículos a partir do próximo sábado, no trecho entre as ruas Farme de Amoedo e Joana Angélica. O Consórcio Linha 4 Sul finalizou as obras no local e a via volta a operar em mão única no sentido Praça Nossa Senhora da Paz. Já na Barra, outra parte das obras da Linha 4 interditarão vias no sábado. Uma delas será a quarta faixa da Armando Lombardi, de 6h às 20h, no sentido São Conrado, altura do Porcão.

Como já está ocorrendo no trecho atual, serão fechadas duas faixas de rolamento dos entido Zona Oeste e meia pista, no sentido Centro. As faixas exclusivas de ônibus continuarão em funcionamento na Avenida Brasil da mesma forma, sempre contornando a área ocupada pelo canteiro da obra. Nos dias úteis, das 15h às 21h, a prioridade é para o sentido Zona Oeste, que terá a exclusiva desviada por uma faixa reversível que será implantada no trecho da obra.

De acordo com a CETRio, a capacidade de escoamento do tráfego estará reduzida em alguns pontos da Brasil e a sobrecarga no trânsito pode acontecer também em rotas alternativas de circulação. Além do aumento das retenções no sentido Centro, pela manhã, em direção à Zona Oeste, em função da redução de capacidade da Brasil, pode ocorrer impacto na Ponte (sentido Rio), região da rodoviária, Binário, Francisco Bicalho e até na Presidente Vargas e túneis Rebouças e Santa Bárbara. A Linha Vermelha é outra que pode ser sobrecarregada, segundo a CET-Rio. Veja no mapa as rotas alternativas sugeridas pela prefeitura.

 

Fonte: O Dia – 04/03/2015