Na hora de comprar um imóvel, é preciso fazer um bom planejamento e muita pesquisa. E a escolha do bem – casa, apartamento ou até terreno – deve ser feita com todo o cuidado. Diante da grande variedade de lançamentos imobiliários no Rio de Janeiro, identificar o perfil de imóvel mais adequado ao tipo familiar é o começo de um bom negócio. Segundo especialistas do setor, fatores como tipologia, localização e infraestrutura devem ser levados em consideração.

De acordo com Carlos Eduardo Fernandes, superintendente comercial da Brookfield Incorporações, as empresas estão cada vez mais preocupadas em identificar as preferências de moradia e, por isso, se aprofundam em pesquisas para atender às demandas. “Hoje, há tipos de imóveis novos para diferentes públicos. Para morar, escolha um com o seu perfil atual ou faça uma projeção para os próximos 10 anos”, diz ele.

Diversos condomínios

 Fernandes explica, por exemplo, que os lofts (ambientes sem paredes para delimitar os espaços) são ideais para solteiros. Os apartamentos de um quarto, que voltaram à cena atualmente, servem para solteiros ou casais sem filhos. Os apartamentos com dois quartos são uma boa opção para casais sem filhos ou com apenas um. Unidades com três ou mais quartos são voltadas para famílias que precisam de mais espaço.

“Temos também os apartamentos em condomínios mixed-use, ou seja, o cliente vai morar e trabalhar no mesmo local; os condomínios-clube, para o lazer sem precisar sair de casa; e os prédios com serviços pay-per-use, o pague somente se usar, para quem não pode perder tempo e precisa de lavanderia e arrumação, entre outros”, afirma o executivo.

Fonte: Jornal Meia Hora – 10/04/2014