As impressoras 3D ganham cada vez mais espaço. Primeiro, objetos. Depois, comidas. Agora é a vez de se construir casas. Sim, casas! Por mais que pareça surreal, a Universidade Southern Califórnia está testando uma impressora gigante que estaria apta para erguer uma residência em menos de 24 horas. A tecnologia, conhecida como Contour Crafting, foi projetada pelo professor Behrokh Khoshnevis. Se isso realmente vingar, a máquina, que funciona como um robô, poderá substituir trabalhadores do setor da construção civil.

A estrutura da construção consiste em dois trilhos de apoio nas laterais do terreno, um guindaste no topo com dois braços, criando uma bolha no espaço ao redor da casa. O resto é tudo feito pelo computador. Aos trabalhadores, ficariam apenas as funções de colocar portas e janelas, e a supervisão do andamento da impressão.

Segundo o site PSFK, os objetivos de tal técnica são reduzir o custo da casa própria e oferecer uma habitação alternativa em áreas que precisam de ajuda de emergência humanitária. O sistema poderia, também, ser usado para construir blocos para edifícios.

O robô ainda está sendo testado e não há datas precisas para quando entraria em funcionamento pleno. Além disso, há uma questão importante a ser debatida, que é a mão de obra, pois, com tal tecnologia muitos trabalhadores da construção poderiam perder os seus empregos.

Fonte: Jornal O Globo – 15/01/2014