Um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em julho deste ano, mostra que imóveis localizados no entorno desses centros comerciais se valorizam cerca de 46% mais do que no restante do mesmo bairro. Nas proximidades de três shoppings pesquisados pelo EXTRA (Via Shopping, em Irajá; NorteShopping, no Cachambi; e Center Shopping Rio, em Jacarepaguá), a diferença, de acordo com dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio (Creci-RJ), fica próxima à do levantamento nacional: 30%.

Embora a distância não seja determinada pelo estudo, especialistas alegam que o raio de valorização deve englobar um percurso que possa ser feito a pé.

— As pessoas buscam cada vez mais facilidades na mobilidade. Então, o mais importante é morar, trabalhar e usar os serviços o mais próximo possível de casa — justifica Claudio Hermolin, diretor regional da PDG e vice-presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas de Mercado Imobiliário (Ademi).

Para Paulo Marques, diretor da construtora Leduca, nota-se a valorização pela facilidade da venda:

— Terrenos e imóveis, quando há shopping implantado, são mais caros e têm velocidade de venda maior.

‘Estimula o comércio de rua a melhorar’

Luiz Fernando Veiga, Presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers

Existem vários motivos que podemos elencar. Um bairro onde se inaugura um shopping acarreta uma valorização imobiliária do entorno, estimula o comércio de rua a melhorar os padrões de atendimento, para competir com o shopping. A instalação representa um fator de alavancagem econômica da cidade. Por isso, funciona como um indutor de progresso.

Valorização

Preço de um imóvel de dois quartos

– Via Brasil: no entorno do shopping um imóvel custa em média R$ 400 mil, R$ 420 mil. No restante do bairro, sai por cerca de R$ 300 mil.

– NorteShopping: nas ruas próximas ao shopping, custa cerca de R$ 470 mil. Nas demais vias, cerca de R$ 350 mil.

– Center Shopping Rio: imóveis localizados próximos ao shopping saem por, aproximadamente, R$ 480 mil. Os demais, por volta de R$ 380 mil.

*Esse valores são válidos para unidades que ficam em locais em que seja possível ir a pé até o shopping, ou seja, um raio de até 2km. Fonte: Laudimiro Cavalcanti, diretor do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ).

 

Fonte: Jornal Extra, 27/10/2013