IMG_0754Durante os dias 15, 16 e 17 de setembro, na cidade de Fortaleza-CE, foi realizado o maior encontro dos corretores de imóveis do Brasil. A terceira edição da Convenção do Sistema Cofeci-Creci (Convesi), que reuniu o VI Enbraci e o CIMI 2014, aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, o maior espaço para encontros dessa natureza na América Latina. Ao todo mais de 4.000 corretores de imóveis, de todos os estados do país, estiveram presentes.

Na abertura do evento, o presidente do Creci do Ceará, Apolo Scherer, comentou a expectativa da cidade em receber um evento de tal magnitude e a importância do encontro para a categoria:

– Agora que vivemos momentos de plenas conquistas para a nossa classe, essa convenção se torna uma das mais importantes para o cenário dos corretores de imóveis de todo o Brasil. Aqui nós discutimos ideias que levamos cada um para nossos estados e procuramos aplicar todo esse conhecimento.

Logo em seguida, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro João Augusto Nardes, proferiu uma das palestras mais aguardas pelos dirigentes do mercado imobiliário. Ele discursou sobre quais as principais características que envolvem a governança em entes públicos e quais os desafios na implantação em autarquias especiais. Também fez uma abordagem importantíssima e única para mostrar o que está sendo feito nas três esferas do Estado e quais as melhores práticas que os Conselhos Profissionais podem e devem perseguir, para uma gestão eficiente, transparente e eficaz.

– A principal meta para um gestor público é saber como e quando gastar os recursos que tem disponível nas mãos, para isso ele precisa ter um planejamento específico e acima de tudo consciência de que esse dinheiro deve ser aplicado em prol daqueles pelos quais o gestor trabalha.

No decorrer do dia outras palestas foram ministradas, com destaque para Inteligência do Sucesso, com o dr. Jo Furlan, que explicou que o sucesso nada tem a ver com Q.I. (quociente de inteligência), nem está relacionado aos níveis intelectual ou social. Na verdade, o conhecimento da inteligência comportamental com certeza, é capaz de ajudar as pessoas a terem mais poder para mudarem suas vidas de forma mais efetiva e realizarem ainda mais aquilo que desejam.

2020 – O que queremos para o sistema Cofeci-Creci

Um dos momentos mais esperados foi o debate sobre o futuro do Sistema que compõe o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de corretores de imóveis. Nesse momento, alguns diretores do Cofeci discurssaram sobre como veem daqui para frente o rumo das entidades e quais serão as novas lutas da categoria.

O presidente do Creci-RJ, Manoel da Silveira Maia, abordou o tema do Simples Nacional para os corretores de imóveis. Maia comentou que a inclusão da classe no sistema tributário é justo para um profissional que contribui tanto para a economia do país. Ele ainda disse que isso significa também um avanço no combate à sonegação fiscal.

– Com um maneira mais fácil de se pagar os impostos, o corretor de imóveis não mais se preocupará em como realizará esse pagamento. Assim ganha o corretor, ganha o governo e principalmente ganha a sociedade, pois isso também reflelte, de maneira geral, num exemplo de combate à sonegação e à corrupção em nosso país.

No dia 16, um debate sobre o futuro das cidades brasileiras contou com a presença de personalidades importantes no cenário imobiliário. Mediado pelo presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva, a discussão tratou sobre a ocupação do território brasileiro até 2030. Se em 2020, segundo a ONU, o Brasil será 90% urbano, como diminuir a pressão habitacional e quem deve tomar partido nisso? Essa pergunta norteou o debate que reuniu Renato Teixeira, presidente da Remax Brasil, Eduardo Nardeli, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Paulo Takito, diretor da Urban Systems e Eduardo Zylberstajn, pesquisador da FIPE.

Para o encerramento do evento, no dia 17, o ex subcomandante do Batalhão de Operações Especiais do Rio (BOPE), Paulo Storani, palestrou para os presentes o tema “Missão dada é missão cumprida. Você cumpriu suas promessas de 2012?”. Paulo Storani teve uma grande participação na comemoração do cinquentenário com enorme sucesso. Nesta oportunidade, ele levantou o público numa empolgante explanação falando sobre como manter a motivação em momentos de crise.

Delegação do Rio de Janeiro

Honrando uma tradição que acompanha desde a primeira edição da convenção, a comitiva do Rio de Janeiro foi a maior do evento. Mais de 200 profissionais do mercado imobiliário participaram ativamente do encontro. Outro destaque foi a Rodada de Negócios, comandada pelo diretor tesoureiro do Creci-RJ, Laudimiro Cavalcanti. Uma iniciativa inédita que rendeu boas parcerias e negócios para os corretores de imóveis presentes.

Para o próximo ano, Curitiba já foi definida como a cidade que receberá o congresso.

Para saber mais sobre o encontro e acompanhar todas as fotos do evento, acesso o site do Conselho: www.creci-rj.gov.br

Clique aqui e acesse a galeria de imagens completa

IMG_0758IMG_0698

IMG_0715 IMG_0721 IMG_0747 IMG_0850 IMG_1050 IMG_1056