Com exposições permanentes e itinerantes e atividades voltadas ao público infanto-juvenil, o Museu da Policia Militar teve suas atividades ampliadas e foi transformado em Centro Cultural da PM, e oferece atrações para policiais, seus familiares e a sociedade.

À frente do Centro Cultural, a tenente-coronel Analiny Caroprese contou que quer ampliar as atividades culturais, musicais e de lazer, a participação dos policiais em eventos sociais e firmar novas parcerias e convênios que beneficiarão os agentes.

“Queremos dialogar com a comunidade do entorno para que se aproprie do centro cultural e suas atividades. Por meio do museu, a Policia Militar pode difundir transmitir e expor sua história e as atividades sociais, enquanto os visitantes passam a conhecer, gostar e valorizar o trabalho dos agentes. Além disso, o próprio policial, ao conhecer a história da instituição, passa a valorizá-la”, disse a tenente-coronel.

Além da exposição permanente que conta a história do Brasil e da Polícia Militar desde o século XIX até a atualidade, há projetos educativos, arquivos históricos para pesquisa, centro de preservação audiovisual e biblioteca. Para crianças e jovens, são oferecidas atividades como Teatro de Fantoches, Jogo de Tabuleiro com perguntas e respostas sobre a instituição, Oficina de Pintura e Camarim de Mini Fardas com manequins de 3 a 14 anos.

História

A professora Lídia Queiroz, de 33 anos, levou sua turma do 3° ano da Escola Municipal Dr. Manoel Reis. Em Mesquita, para conhecer o espaço depois que as crianças venceram uma gincana.

“Conversamos antes sobre o passeio e o que encontrariam e eles ficaram muito curiosos e empolgados. Essa visita vai contribuir com as aulas de história, sobre a época imperial e datas comemorativas”. Afirmou a professora.

O centro cultural e o museu da Policia Militar compartilham o mesmo espaço no centro do Rio e ficam abertos para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2242-4059 ou 2332-6668.

 

Fonte: Jornal do Commercio – 01/10/2015