A impressão em 3D já foi tratada como uma longínqua ideia futurista. Não mais. A nova técnica, que usa materiais diversos e alternativos, tem ganhado força – e não é apenas na fabricação de objetos. Em todo o mundo, empresas estão na corrida para se apresentarem como a primeira a fabricar uma casa toda em 3D e, claro, abocanhar com exclusividade um nicho que promete revolucionar o mercado da construção e render uma fortuna para os pioneiros.

Este ano, na China, a empresa de engenharia Shangai WinSun Decoration Design Engineering imprimiu dez casas em 3D em apenas um dia, sendo que o custo para cada uma foi de aproximadamente US$ 5 mil. O material usado foi um tipo de concreto feito com resíduos reciclados de obra. O projeto ainda está na fase de teste. Se der, certo… bingo!

Segundo o site Business Insider, em Amsterdã, na Holanda, uma equipe de arquitetos começou a construção de impressão 3D da chamada “Canal House” (Casa do Canal), usando base biológica e materiais renováveis. Uma das grandes apostas é que o método construtivo possa ser menos oneroso e, com isso, acessível para pessoas de todas as faixas de renda.

“O objetivo principal é você oferecer casas customizadas de pronta entrega. Isso significa que você realmente pode imprimir nos tamanhos específicos e criar designs únicos para cada residência. E no resto do mundo, isso pode significar uma habitação mais ecológica e acessível para as massas. A tecnologia 3D na construção pode talvez até eliminar nós mesmos, os arquitetos, pois todos poderão ser designers, e é por isso que queremos estar neste projeto. A única maneira de fazer parte disso, é fazendo”, afirma Hedwig Heinsman, co-fundadora da DUS, empresa responsável pelo “Canal House”.

As técnicas ainda estão sendo estudadas. Mas na Califórnia, Estados Unidos, o professor Behrokh Khoshnevis está trabalhando no desenvolvimento de uma impressora 3D gigante, capaz de imprimir toda a casa de uma só vez, camada por camada, ao redor da estrutura elétrica e hidráulica. E no procedimento dele, pintar paredes, adicionar telhas e colocar pisos também seriam “funções” da máquina gigante.

 

Fonte: O Globo online, Morar Bem – 18/09/2014