Barra Mansa, no Sul Fluminense, vai ganhar um grande condomínio industrial. A prefeitura, em parceria com o governo do estado, comprou o terreno de uma antiga rede de metais para atrair empresas a investirem e se instalarem na cidade. O custo foi de R$ 12 milhões, numa área de 600 mil m². “Com o crescimento da região, esperamos sanar o déficit de desemprego do município. Vamos elaborar um plano modal com outras empresas para fomentar o desenvolvimento na região”, garantiu o pref ei t o Jonas Marins (PCdoB), ao DIA.

Hoje, Marins vai assinar uma lei que concede 50% de desconto no IPTU, durante dois anos, às lojas que se modernizarem na cidade. O benefício faz parte de um programa, criado em parceria com o Sebrae/RJ, a Associação Comercial (Aciap), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sicomércio. Os donos dos estabelecimentos que quiserem realizar serviços de inovação e tecnologia em seus estabelecimentos e ganhar o desconto terão o auxílio do programa Sebraetec, com subsidio de 80%.

“Temos uma tradição de comércio muito forte e queremos valorizá-la. Vamos estimular o setor e revitalizar as fachadas e as áreas internas das lojas com arquitetos renomados do Sebrae”, explicou Marins. O prefeito disse ainda que a arrecadação não vai diminuir com esse projeto: “Estamos mais preocupados com o ICMS e o ISS. Ano passado, a cidade arrecadou R$ 13 milhões. O IPTU tem uma porcentagem muito pequena nesse total. O que importa é que o município precisa ser revitalizado. E será! Esperamos adesão de pelo menos 30% dos comerciantes nesse primeiro momento.”

 

Fonte: O Dia – 17/06/2014