Curiosas por natureza e sem noção de perigo, crianças podem se expor a riscos mesmo dentro de casa.

E, para evitar que algo de ruim aconteça com seu pequeno, listamos algumas dicas para deixar todos os cômodos mais seguros para as crianças.

SALA DE ESTAR & TV

Se tiver mesa de centro, procure posicionar itens de vidro e de outros materiais fáceis de quebrar fora do alcance das crianças. Salas costumam ter tomadas baixas para acesso de luminárias e aparelhos eletrônicos, por isso não esqueça de protegê-las com tampas apropriadas e tente posicionar os móveis de maneira que as crianças não tenham acesso aos fios, que mesmo escondidos, é legal serem encapados.

CORREDORES & ESCADAS

Corredores são perfeitos para acomodar tapetes e passadeiras. Como, geralmente, nestes ambientes eles ficam ‘soltos’, sem que nenhum móvel os prenda no chão, vale colocar antiderrapante na parte inferior destes tapetes.

E nas escadas use portões de segurança no topo e na base e, caso ela seja aberta, instale redes ao longo de todo o seu percurso.

COPA & SALA DE JANTAR

Na hora de colocar a mesa, opte por jogos americanos, evitando que a criançada puxe toalhas para se apoiar ou por mera curiosidade do que está em cima do móvel.

VARANDA & SACADA

Se não tiver instalado redes de segurança, mantenha sempre fechados os acessos a varandas. Vale também acomodar móveis longe das sacadas e certificar que ralos estejam com as tampas fixas no chão das varandas.

BANHEIRO & LAVABO

O ideal é que crianças nunca fiquem sozinhas em banheiros e lavabos. De qualquer forma, vale instalar lacres de privada e tirar tapetes decorativos.

Na banheira ou boxe, acomode tapetes antiderrapantes, que ajudam a diminuir os riscos de queda.

COZINHA & LAVANDERIA

 

Panelas e utensílios com ponta ou fio, como facas e liquidificadores, e também produtos de limpeza devem ser mantidos fora do alcance das crianças. É importante também que baldes, quando acomodados no chão, estejam sempre vazios e posicionados com a boca para baixo.

Ao cozinhar, certifique-se de que os cabos de todas as panelas estejam virados para dentro do fogão. E, se tiver saquinhos plásticos de supermercado, opte por ter “puxa-sacos”, garantindo que os pequenos brinquem só com seus brinquedos.

 

Fonte: Blog Tecnisa – 11/10/2015