Palestras foram realizadas no Conselho para trabalhar a prevenção ao suicídio

            O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio que é promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizado todo mês de setembro em todo Brasil dispondo de ciclo de palestras, debates, atividades inclusivas e esclarecedoras tendo como objetivo maior de prevenir e reduzir o índice de casos de suicídios. Lembrando que esse é o mês dedicado a campanha mas é fundamental falar sobre o tema o ano todo, principalmente por ainda ser considerado tabu.

            Como vem executando ao longo do ano referente a campanhas de prevenção, o Creci-RJ mais uma vez abraçou a causa e produziu um ciclo de palestras e bate papo sobre o tema com psicólogos e terapeutas direcionado aos profissionais e estagiários da Sede e Delegacias Regionais, como também aberto a corretores de imóveis.

            O evento teve seu início às 10h com a palestra da psicóloga e terapeuta Tatiana Marinho trazendo o tema “Prevenção ao Suicídio: Uma Denúncia de Sofrimento e Desespero”. A especialista fez um verdadeiro tutorial explicando os sintomas e as causas, formas de tratamento, onde procurar ajuda, como apurar percepção para os sinais de socorro das pessoas ao redor, o incentivo ao exercício da empatia, salientando que é necessário também nos protegermos emocionalmente e psicologicamente.

            O próximo painel ficou a cargo da médica e psiquiatra Ana Paula Ribeiro que reforçou a didática compartilhada por Tatiana Marinho no painel anterior, abrindo espaços para uma mesa redonda, onde foram compartilhadas situações, experiências, tirando dúvidas principalmente no que tange o comportamento humano contemporâneo perante as situações de pressão e cobrança juntamente com sentimento de frustração e dor, que são os maiores agentes causadores de algum prejuízo na saúde mental, seja ele de maior ou menor gravidade.

            E finalizando a produtiva atividade foi a vez de Vanêssa Santa Rita e Nelson Reis, ambos integrantes da equipe CVV (Centro de Valorização da Vida), abordarem o tema “Valorização da Vida”. Os palestrantes trouxeram dados reais coletados do centro voluntário, compartilharam experiências obtidas em suas atuações, esclareceram melhores mecanismos de suporte a ser oferecido ao detectar uma possível potencial vítima do ato, trouxeram referências bibliográficas e frisaram a questão da conexão humana no procedimento da prevenção.

            Para os que estiveram presentes, além de absorverem conhecimentos, aprimorarem a percepção e quem sabe até obterem esperanças e/ou alternativas a respeito do ato intencional, também participaram de sorteios de brindes.

            As palestras fazem parte do ciclo de campanhas que o Creci-RJ apoia e oferta para seus componentes expressando comprometimento não somente na sua área de jurisdição como também um comprometimento social.

 

Confira abaixo algumas fotos do evento:

 

: