A Empresa Olímpica Municipal divulgou, nesta terça-feira, um balanço sobre o andamento das obras de construção do Parque Olímpico na Barra da Tijuca. Em entrevista coletiva, o empresário Carlos Carvalho, da construtora Carvalho Hosken, uma das empresas responsáveis pelas obras em uma parceria público-privada, estimou que aproximadamente 40% do empreendimento já foram executados. Também nesta terça-feira, a presidente Dilma Rousseff visitou as obras, que recebem recursos federais, acompanhada de integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), que estão no Rio acompanhando a execução dos projetos referentes às Olimpíadas de 2016. O prefeito Eduardo Paes e o governador Luiz Fernando Pezão fizeram parte da comitiva.

Segundo dados da Empresa Olímpica, na Arena 1, onde serão disputadas as finais do basquete, os primeiros protótipos de assento já foram instalados, enquanto na Arena 2, as áreas reservada para as competições de luta (judô, luta olímpica e greco-romana) já foram concluídas. Na Arena 3, onde serão disputados combates de taek won do, a cobertura metálica começou a ser instalada, e a estrutura da arquibancada, com capacidade para 10 mil lugares, já foi concluída, além da quadra de disputa, que foi concretada.

O centro de tênis, por sua vez, está na fase final de conclusão de suas fundações, enquanto o velódromo está na etapa inicial do mesmo processo. Também se encontram nesse estágio de instalação de fundações a arena de handebol e o Estádio Aquático, onde serão disputadas provas de natação e de polo aquático.

 

Fonte: O Globo – 01/10/2014