Grande parte dos erros na construção da casa de praia acontece quando o quesito beleza se torna o aspecto mais importante do projeto. O clima litorâneo exige cuidados específicos e manutenção constante, principalmente devido ao calor e à maresia. Isso significa, por exemplo, que escolher esquadrias de ferro não é a melhor opção, ao contrário dos modelos em alumínio e pvc. “A ferrugem é um problema comum nestas regiões. Por isso, o ideal é investir em materiais resistentes, o que vale tanto para revestimentos quanto esquadrias e tecidos”, diz Selma Tammaro, arquiteta.

A elevada incidência de luz solar é outro aspecto a ser considerado. Afinal, apostar em revestimentos que desbotem não é a alternativa mais indicada. A madeira é um destes casos, já que perde a cor com relativa facilidade e ainda aquece o ambiente (para diminuir o estrago, use um selante especifico). A saída mais interessante é recorrer a pisos frios no acabamento da casa. Modelos em cerâmica, porcelanato e até mesmo pedras funcionam bem neste cenário. Mas lembre-se: evite acabamentos esmaltados e brilhantes, pois acabam riscando devido à ação da areia trazida pelo vento e, sendo escorregadios, causam acidentes.

Outro erro comum durante a construção da casa é não incluir ventilação cruzada no projeto. Imóveis praianos devem contar com a presença de grandes portas e janelas, além de um pé direito alto. Tamanho cuidado se justifica pelo excesso de umidade da região e de as casas ficarem muito tempo fechadas. A arquitetura inteligente diminui os problemas com mofo e fungos. “A umidade precisa ser evitada e, no caso de armários que façam divisa com banheiros, a melhor solução é a instalação de uma placa de isopor entre o fundo do armário e a parede”, afirma Vivi Cirello, arquiteta.

Outra dica que faz toda diferença no dia a dia é incluir uma saída de água (torneira ou chuveirão) próxima à entrada da casa, permitindo que as pessoas tirem o excesso de areia do corpo antes de entrar no imóvel.

No quesito decoração, o essencial é usar materiais práticos e fáceis de lavar como as fibras sintéticas. Recorrer a tecidos impermeabilizados é outra proposta vantajosa, uma vez que a proteção aumenta a durabilidade dos produtos. Pensar também no conforto térmico é importante. Isso faz com que cortinas pesadas, carpetes e cores escuras sejam evitados. A jardinagem é mais um assunto que deve marcar presença no projeto. “Engana-se quem imagina não ser possível ter jardins na casa de praia. Espécies ornamentais como bromélias, agaves, crótons, dracenas e helicônias se adaptam muito bem no clima litorâneo”, diz Camila Klein, arquiteta.

Fonte: Jornal O Dia – 21/11/2013